Os segredos dos Vikings em série inédita na BBC Earth

Os segredos dos Vikings em série inédita, que estreia
no canal BBC Earth dia 13 de maio


 

O apresentador e historiador Dan Snow acompanha a arqueóloga Sarah Parcak em
pesquisas sobre a expansão dos Vikings pelo Atlântico do Norte

Imagens: http://app.box.com/s/n15i8o2nrq6cmdwx75hkkxuezl7vwwaz

A série de dois episódios Vikings Uncovered (Segredos dos Vikings) apresenta pesquisas que podem alterar o entendimento sobre o descobrimento da América. O apresentador e historiador inglês Dan Snow (de várias produções da BBC, como Rome’s Lost Empire) acompanha estudos que revelam como os Vikings estavam na América do Norte mais de 500 anos antes de Cristóvão Colombo. A produção tem cenas de reconstituição e efeitos especiais que ilustram a cultura destes povos originários da Península da Escandinávia, no extremo norte da Europa. Os dois programas da série vão ao ar na sequência no canal BBC Earth na sexta-feira, 13 de maio, às 23 horas e às 23h55, com reapresentação dia 14 de maio, às 15h30 e às 16h25. 

No primeiro episódio, especialistas abordam a expansão dos Vikings para novos territórios. Na cidade de York, na Inglaterra, o curador do York Museums Trust, Andrew Woods, mostra moedas e pedaços de metal usados pelos Vikings no comércio. Análises destas peças provaram que estes povos chegaram a locais como Irlanda, Rússia e Oriente Médio. A primeira parte do programa também apresenta a pesquisa da arqueóloga americana Sarah Parcak. Ela usa imagens de satélites de alta tecnologia que apontam possíveis vestígios soterrados de antigas civilizações. Sarah encontra uma estrutura comprida, que serviria de casa a diversas famílias Vikings ao mesmo tempo, em vários pontos do Atlântico Norte, como a Escócia e a Islândia.

No segundo episódio, Sarah usa as imagens de satélites para procurar resquícios dos Vikings na América do Norte, em Newfoundland, no Canadá. Ela concentra as buscas em um lugar chamado Point Roose. As imagens mostram que, no local, há uma estrutura similar à casa dos Vikings. Este fato encoraja a arqueóloga e o especialista em estudos de civilizações nórdicas, Doug Bolanger, a explorarem a região. Eles procuram objetos que possam comprovar que os Vikings não apenas visitaram a América, mas exploraram o Novo Mundo antes da data de chegada dos europeus no século XV, contada nos livros de História.

Ficha Técnica
Vikings Uncovered
Duração: 2x50’
Apresentação: Dan Snow
Produção-executiva: Eamon Hardy

Nota aos editores:

Sobre BBC Earth

BBC Earth inspira a audiência a compartilhar as incríveis maravilhas do nosso universo. O canal é uma vitrine que mostra o trabalho dos cineastas mais importantes do planeta no gênero factual e leva o espectador a uma viagem emocionante de descobrimento. Desde as criaturas microscópicas até a extensão ilimitada do espaço, BBC Earth leva a audiência a encarar situações que farão palpitar o coração, colocando-a em contato com ideias surpreendentes que fazem parte das maravilhas do ser humano.

BBC Earth se apoia na reputação global que a BBC conquistou como produtora Premium no gênero factual, de história natural e ciências. O sotaque e a cultura inglesas são características distintas da personalidade do canal, que transmite conteúdo exclusivo inédito. Outro diferencial é a amplamente reconhecida Unidade de História Natural da BBC, cujas produções são mundialmente reconhecidas por sua alta qualidade, tecnologia avançada e narrativa surpreendente.

BBC Earth nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/BBCEarthBrasil
Twitter: @BBCEarthBrasil
Instagram: @BBCEarthBrasil

Sobre a BBC Worldwide

BBC Worldwide é o principal braço comercial e uma subsidiária de propriedade integral da British Broadcasting Corporation (BBC). Sua visão é construir marcas e audiências internacionais para BBC, promovendo retornos comerciais e ampliando sua reputação em todo o mundo. Isto é possível graças ao investimento em comercialização e exibição global do conteúdo da BBC, de uma forma consistente com seus padrões, normas e valores. A empresa também promove a criatividade britânica em nível global.

O portfólio de canais da BBC Worldwide na América Latina consiste agora em BBC Earth, BBC Entertainment e CBeebies (este último também disponível no mercado hispânico dos EUA).Durante o ano fiscal de 2014/15, a BBC Worldwide gerou lucros totais de £138.6 milhões e vendas totais de £1,001.8 milhões, contribuindo com £226.5 milhões à BBC.

Para informações mais detalhadas, consultar o nosso Relatório Anual disponível no site:

http://www.bbcworldwide.com/annualreview
bbcworldwide.com
twitter.com/bbcwpress

BBC EarthCiênciasCris BritoTV