Drones para recadastramento e arrecadação de imóveis

Município do Paulista, em Pernambuco, será o cenário para o projeto piloto

 

A Crescite, uma das maiores empresas nacionais especializadas em cobrança tributária e recadastramento de imóveis, lançará entre junho e julho de 2016 seu projeto piloto de recadastramento de imóveis urbanos com a utilização de drones. As imagens aéreas serão tratadas por softwares de última geração, o que permitirá a medição dos imóveis.  

O município do Paulista, em Pernambuco, que já tem contrato com a empresa, será o cenário do projeto inicial. “Vamos sugerir um pequeno piloto com 20 mil imóveis, em áreas com adensamento. Em cerca de 90 dias teremos finalizado o trabalho. No entanto, ainda teremos o acompanhamento presencial destes imóveis, além da consultoria aos contribuintes que já é feita regularmente”, detalha o diretor da Crescite, Paulo Resende.

A empresa durante vários meses desenvolveu a conjunção das imagens geradas por drones, com softwares de tratamentos de imagens, para medir com precisão os imóveis e, ao mesmo tempo, realizar o trabalho técnico com velocidade.

“O grande desafio é atender à demanda dos municípios na atualização cadastral, com qualidade, velocidade e precisão técnica, afinal os grandes centros urbanos do país contam com centenas de milhares de imóveis, poucos recursos para investir e uma dinâmica urbana que “envelhece” rapidamente os cadastros”, comenta Resende.

O comando técnico da empresa já realizou recadastramento em um grande número de imóveis, mas sempre associado à cobrança tributária. “Obtivemos sucesso nos contratos com incremento de arrecadação de 82% em Itamaracá, 64% em Jaboatão dos Guararapes, mais de 200% em Maceió e de 165% no Paulista”, afirma Resende. O foco é a arrecadação. A empresa se concentra no imóvel e suas características para permitir aos gestores municipais o arbitramento do IPTU, sem a pretensão de fazer um cadastro multifinalitário.

Atualmente no Paulista a empresa já recadastrou, para fins tributários, mais de 30 mil imóveis em menos de três meses. A meta é fechar 2016 com 100 mil imóveis. A entrada dos drones e softwares de tratamento de imagens são um avanço negociado com o Governo Municipal.

“Os resultados obtidos em projetos paralelos agradaram a gestão, por isso acredito que a experiência dos drones associados a softwares sofisticados será uma inovação. Acho fundamental para todos os municípios o acompanhamento deste projeto, pois a expectativa é melhorar o desempenho na arrecadação independente do município”, ressalta o Secretário de Finanças do Paulista, Rafael Siqueira.

Recursos Tecnológicos

“A Crescite não acredita em soluções complexas e caras para os municípios, porque classifica-se fora da realidade. Neste momento estamos atuando naqueles locais que têm mais de 100 milhões de ‘estoque de débitos’. Só somos remunerados em razão do que produzimos financeiramente e na atualização dos cadastros municipais. Desta maneira somos os investidores e, ao mesmo tempo, os agregadores de tecnologia para os municípios. A proposta da empresa não exige investimentos do município e é remunerada com a medição dos resultados financeiros”.

Ainda segundo a empresa, os drones são uma solução rápida e barata se utilizados com conhecimento técnico e associação com softwares. E, por isto, estão em sintonia com a filosofia adotada. Eles são uma revolução nas imagens aéreas pelo baixo custo, resolutividade e velocidade de operação.

O Prefeito do Paulista, Júnior Matuto, é um dos entusiastas do projeto. “Paulista vai inovar e, mais uma vez, partir na frente, dando um bom exemplo a outros municípios brasileiros. Estamos avançando para resolver parte dos nossos problemas e, ao mesmo tempo, mostrar soluções para colegas administradores. Abrimos espaço para parceria com uma empresa privada e os resultados já estão aparecendo nos cofres do município e agora, com mais tecnologia, vamos avançar”, afirma. 

 

Sobre a Crescite
A Crescite é formada por profissionais que atuam no mercado de consultoria e assessoria há mais de 20 anos. Com larga experiência nos segmentos dos negócios públicos e empresariais a empresa utiliza a metodologia de Promoção e Cobrança Tributária, que se materializa por meio da persuasão e de uma série de facilidades para que o contribuinte tenha acesso às informações e a regularização de sua situação fiscal. Os serviços realizados são relativos aos benefícios prestados aos Cadastros Imobiliário e Mercantil do município, na reestruturação da administração e gerenciamento dos créditos a receber, no que tange à arrecadação do IPTU, débitos vencidos a mais de 90 (noventa) e da Dívida Ativa municipal como um todo. Para conhecer mais, acesse: www.crescite.com.br.

ABLABCidadesCresciteTecnologia