Orquestra Paulistana de Viola Caipira na Av. Paulista

Com um repertório eclético, o show gratuito apresenta a melodia das violas caipiras de dez cordas, às 20h. Clássicos do sertanejo como Ave Maria e Fogão de Lenha farão parte do repertório

 

Orquestra Paulistana de Viola Caipira

Fotos, vídeos e áudios: drive.google.com/folderview?id=0B5qFDJz-YGS3UGJTM3p6Vmwyczg&usp=sharing

   Sob a regência do maestro Rui Torneze, a Orquestra Paulistana de Viola Caipira se apresenta no palco do Sons Urbanos, na calçada da Fiesp e do Sesi-SP, no próximo dia 17 (sexta-feira), às 17h30. O concerto, dedicado a toda a beleza do som deste instrumento tão antigo, é gratuito.

   Neste show serão interpretadas músicas tradicionais do sertanejo regional e de raiz, como Ave Maria e Fogão de Lenha, além de inusitadas pinceladas por autores da world music e MPB.

   A apresentação é resultado do trabalho inovador que o grupo vem realizando para reavivar e formar público para a viola de dez cordas. A divisão dos 25 músicos em naipes de violas (subgrupos compostos por instrumentos iguais ou da mesma família) é inspirada nas orquestras tradicionais, porém, cada naipe representa um nível de dificuldade. Dessa forma a orquestra permite que haja interação de todos os músicos, independentemente de seu nível de conhecimento musical ou idade.

   Sobre a Orquestra
   Criada em 1997 pelo próprio maestro Rui Torneze, é uma orquestra composta exclusivamente por violas caipiras, considerada a corporação musical do gênero mais atuante no país. O grupo é formado por músicos de diversas faixas etárias e formações, sendo a maioria instrumentistas amadores que recebem apoio didático do Instituto São Gonçalo de Estudos Caipiras, referência no ensino do instrumento.

   Dentre suas conquistas ao longo dos anos, a orquestra já recebeu o prêmio Voa Viola, durante a 2ª edição do Festival Nacional da Viola e o Prêmio Rozini de Excelência em Viola Caipira na categoria Orquestra de Viola Caipira. Em 2010, lançou carreira internacional com o projeto Viola Sem Fronteiras - Portugal, cujo tema foi a devolução da viola caipira ao seu país de origem e o legado português.

Serviço:
Sons Urbanos – com Orquestra Paulistana de Viola Caipira
Data:17 de junho (sexta-feira)
Horário:17h30
Local: calçada do Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso (Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Gênero: Popular
Duração: 90 min
Classificação indicativa: livre
Gratuito. Mais informações no site http://www.sesisp.org.br/cultura/.

Ficha Técnica:  Direção Artística, Regência e Arranjos: Rui Torneze de Araujo | Viola Spalla: Lucas Torneze | Naipe Violas 1:  Adriana Godoy; Jamil Dutra | Naipe Violas 2: Gabriel Maia; Gizelda Rennó; Luiz Carlos Alexandre; Osni Pedreschi; Davi Roberto Souza | Naipe Violas 3: Alex Faria; Jocimar Francisco; Márcio Pivotto | Naipe Violas 4: Alex Cassenote; Milena Gravinatti; Flávia Cordeiro | Naipe de Base: Benedito Alves; Eduardo Alves; Enos Emerick; Cláudio Almeida | Violona: Márcia Eliete Guedes; Gabriel Maia | Percussão: Vera Lúcia | Cantadores: João Carlos de Camargo; Décio Carratú; Marcos Antonio Siqueira; Heidy Torneze | Produção: Sueli de Oliveira | Técnico de som: Marcelo Mendonça.

Repertório: Hino Nacional Brasileiro; Assim Falava Zarathustra; Nove e novembro; Ave Maria; Ameno; Porta do Mundo; Adagio; Fogão de Lenha; Meu Sitio, meu paraíso; Serenata; Meu recanto, meu paraíso; Francisco de Assis.

______________________________________________________________
Assessoria de Imprensa SESI/SENAI-SP | www.sesisp.org.br e www.sp.senai.br
Jornalista: Rosangela Gallardo
Atendimento: Raisa Scandovieri
E-mail: raisa.scandovieri@fiesp.com.br
Telefones: (11) 3549-4846 / (11) 3146-7706

 

Agenda LocalCulturaFIESPSesi-SP