Grupo 3corações destaca benefícios do café


Empresa inicia projeto de saudabilidade focado na melhora do desempenho físico
associado ao consumo de café
 

O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, está atrás somente da água. Com sabor e aroma característicos, é uma opção para obter a cafeína de forma natural e saborosa, por meio da alimentação diária. A relação entre o café e o esporte já é cientificamente comprovada. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), nos últimos anos, a cafeína tem sido alvo de inúmeros estudos com práticas desportivas e competitivas. No futebol, por exemplo, considera-se que a cafeína aumenta o desempenho, melhora o tempo de reação, a atenção mental e o processamento visual do atleta.

Segundo Cynthia Antonaccio, nutricionista da consultoria Equilibrium, de São Paulo, para os adeptos das atividades físicas, o tempo mínimo ideal para consumir café antes de iniciar os exercícios e obter os benefícios da cafeína é de 30 a 60 minutos. É importante lembrar que a prática de atividades físicas acentua a produção de radicais livres, e, em grandes quantidades, esses compostos podem levar ao envelhecimento precoce. Nesse contexto, o café contém naturalmente antioxidantes, e o seu consumo serve como auxílio para neutralizar o efeito prejudicial desses compostos no organismo.

Para os atletas, o esforço é mais intenso, devido sua rotina de treinamento. “A cafeína contribui para potencializar a contração muscular, que é importante para esse público. O efeito é benéfico principalmente em atividades esportivas de curtíssima duração como provas de levantamento de peso, tiros de natação e tiros de corrida”, explica a nutricionista.


Outros benefícios estão relacionados com a melhora do desempenho físico, devido à sua ação sobre as gorduras corporais e o metabolismo dos carboidratos. Durante a atividade física, a principal fonte de energia para o organismo humano são os carboidratos. No entanto, seus estoques são limitados durante a prática de exercícios físicos de longa duração. O consumo de cafeína pode contribuir para poupar os carboidratos e melhorar a performance em atividades físicas de longa duração.

“A cafeína facilita a quebra e a disponibilidade de gordura na corrente sanguínea durante o exercício para que seja utilizada como fonte de energia, poupando o uso dos carboidratos. Ela também atua sobre o metabolismo dos carboidratos, acelerando a recuperação das reservas. O resultado é o aumento do desempenho e a melhora no rendimento”, informa Cynthia.

Além dos efeitos no metabolismo das gorduras e dos carboidratos, a cafeína atua também no sistema nervoso. Ou seja, reduz a percepção de dor e contribui para aumentar a tolerância a maiores esforços, o que pode promover a melhora na performance.

A empresa aproveitou o momento para desenvolver um infográfico explicativo sobre o tema. 
 



Sobre a nutricionista Cynthia Antonaccio

Nutricionista graduada pela Universidade de São Paulo (USP); mestre em Nutrição Humana Aplicada – Curso Interunidades da USP; MBA em Marketing de Serviços na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Sócia-diretora da Equilibrium, empresa de comunicação em saúde e nutrição. Sócia dos restaurantes Equilibrium. Conselheira suplente do Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região (2014-2017). Coordenadora do Movimento Nutrição Comportamental.


Sobre o Grupo 3corações

O Grupo 3corações é líder nacional no segmento de café torrado e moído, pioneiro e líder de mercado com o Cappuccino 3 Corações, e líder nas Regiões Norte e Nordeste com o Café Santa Clara. Fundada em 1959, no interior do Rio Grande do Norte, a companhia industrializa e comercializa as marcas de café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Letícia, Fino Grão, Itamaraty, Iguaçu, Amigo, Cruzeiro, entre outras, e o cappuccino #PRONTO. Também produz filtro, porta-filtro, café solúvel, refresco em pó Frisco e Tornado, achocolatado, derivados de milho Claramil e temperos Dona Clara. Em 2013, o grupo lançou a TRES, solução multibebidas com 19 sabores de bebidas quentes. Com 25 Centros de Distribuição (CDs), cinco Plantas Fabris (nove Unidades Industriais), três Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade de Exportação, uma Unidade Corporativa – Integradora (CE, SP e MG) – e a Escola de Serviços e Sabores, a empresa está presente em mais de 300 mil pontos de venda no País, com estrutura logística e comercial próprias. A 3corações fechou 2015 com faturamento de R$ 2,9 bilhões e mais de 5 mil empregos diretos.

3coraçõesCaféRP1 ComunicaçãoSaúde