Livro técnico de museologia para download gratuito

 

Obra é uma tradução do Introduction to Controlled Vocabularies – Terminology for Art, Architecture, and Other Cultural Works, para os profissionais da área; Publicação é resultado de parcerias com instituições culturais brasileiras e com o The Getty Research Institute’

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo disponibilizou para download gratuito o quarto volume da coleção “Gestão e documentação de acervos: Textos de Referência, chamado "Introdução aos vocabulários controlados: terminologia para a arte, arquitetura e outras obras culturais". O ebook é uma tradução do texto original publicado pela The Getty Research Institute. A edição em português foi realizada em parceria com a Universidade do Porto, Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Arte Contemporânea (IAC), Museu da Imigração, Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), Pinacoteca de São Paulo (Pina), a Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), ACAM Portinari – Organização de Cultura e  Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).

O livro digital tem como objetivo difundir o acesso às informações e traçar caminhos e reflexões sobre soluções e estratégias para os profissionais e estudantes da área museológica. Além disso, pretende também oferecer instrumentos que possam ser referências para o trabalho cotidiano nos museus e outras instituições culturais.

A publicação explica como elaborar um vocabulário controlado, o que considerar e como estruturar esta ferramenta de informação. Seu objetivo final é permitir que obras culturais sejam pesquisadas, reunidas e comparadas para fins de estudo e apreciação.

A publicação impressa foi lançada durante o 8º Encontro Paulista de Museus deste ano, realizado pelo SISEM-SP e a ACAM Portinari, em junho último.  Desde então já foram realizados cerca de 2.000 downloads no site do SISEM-SP (http://www.sisemsp.org.br/), onde permanece disponível. “Assim como esta publicação, no nosso site também é possível acessar outras referências bibliográficas para profissionais da área”, acrescenta o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

 

Ficha técnica

Título: Introdução aos Vocabulários Controlados: Terminologia para a arte, arquitetura e outras obras culturais

Coleção: Gestão e Documentação de Acervos: Textos de Referência

Volume: quatro (4)

Autor: Patricia Harpring/The Getty Research Institute

Tradução: Christina Maria Müller

ISBN: 978-85-63566-19-5 (versão digital)

 

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

 

 

EducaçãoFSB ComunicaçãoJuvenilSecretaria da Cultura