Novo medicamento para tratamento da obesidade
Medicamento Saxenda, aprovado pela Anvisa, deve estar à disposição de
pacientes entre setembro e outubro 

Um novo medicamento para o tratamento da obesidade, que foi aprovado em março pela Anvisa, e tem previsão de chegar às farmácias entre setembro e outubro, será um dos temas de discussão dos médicos nutrólogos no Congresso Brasileiro de Nutrologia, em São Paulo. O Saxenda tem princípio ativo liraglutida, também presente no medicamento Victoza, que foi lançado no País em 2010 para tratar o diabetes e que vinha sendo amplamente utilizado para combater a obesidade.

O presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Dr. Durval Ribas Filho, defende que é necessário fazer avanços na área dos medicamentos para a obesidade, enquanto a Câmara dos Deputados não libera os medicamentos inibidores do apetite que já eram utilizados no Brasil. “A obesidade é uma doença crônica e, como qualquer outra, necessita de apoio medicamentoso para ser combatida”, afirma.

A discussão no Congresso também vai chamar atenção para a prescrição indevida de alguns medicamentos. “Utilizar um remédio para outros fins é arriscado. Principalmente quando existem efeitos colaterais. É importante que o paciente seja acompanhado de perto”, esclarece o Dr. Durval. O novo medicamento, segundo ele, poderá ser uma alternativa aos pacientes que precisam de tratamento. “A liraglutida imita um hormônio produzido naturalmente pelo organismo responsável pela saciedade”, pondera.

Nos últimos anos, houve um grande crescimento no número de pessoas com obesidade. Em 2006, 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres estavam acima do peso. Em 2011, esses índices já eram de 52,6% e 44,7%, respectivamente. Segundo o novo Relatório Global de Nutrição de 2016, 44% dos países enfrentam "níveis muito severos" de obesidade. Esse estudo independente é feito anualmente em 129 países e avalia os progressos de cumprimento das metas nutricionais em padrões globais, estabelecidas pela Assembléia Mundial de Saúde.

O XX Congresso Brasileiro de Nutrologia será realizado entre os dias 6, 7 e 8 de outubro, em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca. O evento receberá grandes nomes nacionais e internacionais especializados em nutrologia, como o Dr. Richard Atkinson, Cofundador da Associação Americana de Obesidade e Professor de Medicina Molecular do Instituto Suíço Karolinska. 

Agenda
XX Congresso Brasileiro de Nutrologia
Data: 6, 7 e 8 de Outubro

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 - Consolação, São Paulo 

Sobre a ABRAN 

A ABRAN é uma entidade médica científica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Fundada em 1973, dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, decisivos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, a maior parte de origem nutricional. Reúne mais de 3.800 médicos nutrólogos associados, que atuam no desenvolvimento e atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população. Visite www.abran.org.br, curta a ABRAN no Facebook facebook.com/nutrologos e no Instagram @nutrologia.

AbranCDI ComunicaçãoSaúdeSaúde Pública