Quiz: Você cuida do seu coração?
 

 

Core

Em 29 de setembro celebra-se o Dia Mundial do Coração, mas ainda há muitos questionamentos sobre quais atitudes adotar no dia a dia para evitar problemas cardiovasculares.

Faça o quiz e descubra se você sabe tudo sobre como ter hábitos saudáveis e evitar essas doenças. Confira, também, o infográfico com as principais dicas sobre como cuidar do seu coração. 

1. Qual a principal causa de doenças do coração?
a) Sobrepeso
b) Má alimentação
c) Sedentarismo
d) Todas as alternativas 
 

2. Existem gorduras que, consumidas em excesso, podem fazer mal à saúde e que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Quais são elas?
a) Gorduras trans e saturadas
b) Gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas
c) Todas fazem mal à saúde
d) Nenhuma faz mal à saúde 
 

3. Que alimentos ajudam a evitar doenças cardiovasculares?
a) Alimentos ricos em ômegas 3 e 6
b) Creme vegetal com fitoesteróis
c) Aveia
d) Todas as alternativas
 

4. Algumas atitudes podem auxiliar a saúde do seu coração. Qual das alternativas abaixo NÃO é aconselhável?
a) Realizar exames de dosagem de colesterol
b) Caminhar 30 minutos por 5 dias da semana
c) Excluir todos os alimentos com colesterol da dieta
d) Consumir creme vegetal 
 

5. O colesterol “ruim” em excesso pode se depositar nas paredes das artérias do seu organismo. Qual a melhor forma de evitar que isso aconteça?
a) Aumentar o consumo de fibras
b) Aumentar o consumo de carnes vermelhas
c) Aumentar o consumo de alimentos com fitoesteróis
d) Apenas as alternativas a e c
 

A nutricionista Lara Natacci, da DietNet, responde:

1) D – Todas as alternativas. Pessoas que estão acima do peso têm mais chances de ter pressão alta e aumento nos níveis de colesterol e de glicose no sangue, fatores de risco para doenças cardiovasculares. Adotar uma alimentação balanceada também contribui para um coração saudável, isso porque é importante incluir ômegas 3 e 6 na alimentação, já que nosso organismo não produz esses nutrientes e eles são fundamentais para manter níveis adequados de colesterol no sangue.  Aliada a isso, a prática de exercícios físicos pode ajudar a controlar esses fatores de risco e diminuir a probabilidade de desenvolver alguma doença crônica.

2) A – Gorduras trans e saturadas. Gorduras saturadas e trans são as chamadas "gorduras ruins" e cujo consumo em excesso na alimentação contribui para o aumento do colesterol.

3) D – Todas as alternativas. Uma alimentação variada, que inclua fibras, como as presentes na aveia, além de alimentos ricos em ômegas 3 e 6, como  óleos vegetais, cremes vegetais, e peixes é fundamental para auxiliar na melhora do perfil lipídico sanguíneo, ajudando a manter os níveis adequados de colesterol no sangue.

4) C – Excluir todos os alimentos com colesterol da dieta. O colesterol e as gorduras saturadas não precisam ser eliminados completamente da alimentação, já que o colesterol pode ser consumido, desde que dentro dos níveis adequados para cada indivíduo. O importante é aliar na rotina uma alimentação equilibrada e a manutenção de hábitos saudáveis.

5) D – Apenas as alternativas A e C. As fibras solúveis, presentes em alimentos como a aveia, auxiliam na redução do colesterol “ruim” do sangue. Os fitoesteróis são compostos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol. São encontrados naturalmente em verduras, legumes e óleos vegetais, porém em pouca quantidade. Para consumi-los em quantidade adequada, produtos adicionados desta substância no mercado, como os cremes vegetais.

 
S2PublicomSaúdeSaúde PúblicaUnilever