Ainda dá tempo de ficar em forma para o verão

 

* Por Márcio Duarte

Com a chegada da primavera começa também a contagem regressiva para o tão esperado verão. Época do ano em que aposentamos os casacos e roupas de frio e damos boas-vindas aos looks leves e trajes para praia e piscina. Mas percebemos que parte das pessoas aproveitam a chegada dessa nova estação para correr atrás do prejuízo causado pelo inverno.

Algumas pessoas se cuidam o ano todo, mas para aquelas que resolveram cuidar do corpo somente agora, perto do verão, podemos dizer que sim, ainda dá tempo de ficar em forma para a estação mais quente do ano. Mas o que muitos ficam em dúvida são quais exercícios devem ser feitos e que ajudam a alcançar o objetivo final?

Hoje, existem diversos tipos de exercícios que ajudam a emagrecer e entrar em forma mais rapidamente, lembrando que sempre alinhado com uma alimentação saudável. Por exemplo, corrida, caminhada, zumba, jump, spinning, lutas, treinamento funcional e muitas outras modalidades diferentes ajudam neste objetivo, mas também é importante cada um escolher a atividade mais adequada ao seu perfil e isso inclui, condição física, tempo de aula, tempo de deslocamento, para que a atividade seja agradável e não traga nenhum tipo de mal-estar.

Para conseguir um bom resultado em pouco tempo é necessário muita disciplina e frequentar a academia ou estúdio de treinamento pelo menos três vezes por semana. Já o tempo de treino pode variar de acordo com a condição física de cada pessoa e a atividade que vá praticar. Algumas aulas com maior gasto calórico podem ter de 45 a 60 minutos de duração. Já para quem ainda não consegue encarrar esse tipo de atividade, 30 a 40 minutos de uma caminhada ou corrida na esteira, já terá um bom resultado.

Não existe uma regra para todos que prove que o mesmo exercício terá o mesmo efeito em todos. Mas já existem indícios que para se ganhar ou perder um quilo, são necessárias a ingestão ou a queima de sete a oito mil calorias dependendo do indivíduo. Levando em consideração que um adulto tem um gasto basal (gasto do dia a dia) entre 2000 e 2500 calorias, o restante o corpo acumula se não houver mais gasto durante o dia.

Dentre todos os pontos que conversamos, o mais importante e que deve ser lembrado por todos é que não precisamos praticar exercícios somente para alcançar o tão sonhado corpo definido, manter um estilo de vida saudável é benéfico para fatores além de físicos, fisiológicos e até psicológicos. Muitas modalidades ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, pressão arterial, diminuem o risco de AVC, melhora na densidade ósseo prevenindo osteoporose, na capacidade pulmonar, prevenção de câncer de mama, além de ajudar também em muitos casos de depressão, ansiedade e melhora da autoestima. Então prepare-se para o verão! 

* Márcio Duarte é Educador Físico do EstudioPass, plataforma que permite que alunos paguem uma mensalidade fixa de R$99,90 e possam fazer aulas em estúdios mais de 850 estúdios de yoga, CrossFit e outras 138 modalidades diferentes. 

 

EstudioPassPiaRQualidade de VidaSaúde