Fleety é alternativa para trânsito de Florianópolis

Considerado um dos piores locais do mundo quando o assunto é mobilidade urbana, capital de Santa Catarina une alternativas diferentes para superar geografia que atrapalha fluidez

Ir da Ilha até o continente e no final da tarde fazer ocaminho inverso é um dos grandes desafios enfrentados pelos catarinenses que habitam a capital Florianópolis em termos de mobilidade urbana. A cidade já figurou em um estudo internacional, realizado por pesquisadores da Universidade de Brasília, que a apontou como a segunda pior em mobilidade no mundo.

De acordo com o levantamento, o principal motivo das dificuldades em ir e vir de carro em Florianópolis é a geografia. O espaço em que a cidade cresceu tem muitos morros, montanhas, lagoas e dunas, o que causou a não-continuidade da malha viária. Além disso, a falta de conexões entre os bairros gerou um mapa totalmente fragmentado. 

A pesquisa sugere duas estratégias para amenizar o problema. A primeira seria criar novas ligações entre o Continente e a Ilha. A segunda é promover a integração entre vários meios de transportes. 

Além da inclusão de ciclovias e outras alternativas, mais uma opção tem ganhado força em Florianópolis. Trata-se do Fleety, principal empresa de car sharing do País e que conta com modelos de veículos à disposição para otimizar ainda mais os trajetos e ajudar as pessoas a se locomoverem pela cidade de forma inteligente.

A plataforma é a primeira da América Latina para compartilhamentos de veículos entre pessoas. Seja pelo site ou aplicativo, disponível para iOS e Android, proprietários de automóveis e pessoas interessadas em alugar um carro podem se conectar. O aluguel do veículo pode ser feito por algumas horas, dias ou até por semana. O motorista pode assim economizar, já que a plataforma oferece alugueis mais em conta do que os de locadoras tradicionais.

Desde novembro de 2015, o serviço está disponível em Florianópolis, onde os usuários estão rapidamente adotando a prática de compartilhar seus automóveis com outras pessoas. Além de Floripa, o serviço também já está presente em cidades como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Além da transação ser efetuada em cartão de crédito, garantindo então ao proprietário o pagamento e ao motorista, que ele está adquirindo um serviço por meio da plataforma, o Fleety oferece ainda um seguro em casos de sinistro, o que confere ainda mais tranquilidade a ambas as partes no momento de alugar um carro.

Sobre o Fleety

O Fleety é a primeira empresa de compartilhamentos de veículos da América Latina. O projeto está em curso desde setembro de 2014 em Curitiba. Em fevereiro de 2015, os serviços chegaram a São Paulo e a startup foi uma das quatro empresas escolhidas para o segundo ciclo de aceleração da Abril Plug and Play, aceleradora de startups criada pelo Grupo Abril em parceria com a norte-americana Plug and Play Tech Center. Atualmente, os serviços do Fleety estão disponíveis também no Rio de Janeiro e Santa Catarina e há planos de expansão para outras cidades ainda em 2016. Para saber mais sobre como utilizar o Fleety, acesse o site: www.fleety.com.br.

fleetyMobilidade UrbanaNR-7 ComunicaçãoQualidade de Vida