Não culpe as calorias!

 

 

Não culpe as calorias!

Especialista afirma que elas são importantes no dia a dia


As calorias são consideradas as grandes vilãs na perda de peso e muitas pessoas acreditam que é preciso evita-las a, qualquer custo, para emagrecer. Contudo, a coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera de Niterói, Edna Freignan, explica que ela são importantes, já que é a unidade de medida da energia que é produzida e armazenada em nosso corpo quando ingerimos e metabolizamos um alimento. Ela é necessária para nossas atividades diárias, sendo essencial para o funcionamento do corpo, é o nosso combustível. “Quando comemos, os alimentos sofrem um processo digestivo e são convertidos em glicose, uma parte cai na corrente sanguínea e é utilizada como energia e o excesso é armazenado como glicogênio no fígado”.

A docente afirma que deixar de ingerir as calorias necessárias pode causar sérios problemas para a saúde, já que o organismo utiliza sua energia para manter o funcionamento dos órgãos. “As calorias estão relacionadas com nossa sobrevivência. As dietas devem sempre ser acompanhadas por um profissional habilitado, que realizará o cálculo calórico do plano alimentar, sem prejudicar a disposição. Nada em excesso é bom, nem as calorias, porém o equilíbrio, em todas as áreas, é sempre o ideal para nossa qualidade de vida”, comenta Edna.

Para o emagrecimento, a prática da atividade física é fundamental, pois a prática aumenta a demanda energética e gasta as calorias que ficaram armazenadas após o processo de aproveitamento da energia pelo organismo. Os exercícios aumentam o consumo de glicose nos músculos e todos os outros órgãos, que passam a receber mais oxigênio e energia. Em 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação.
 

AnhangueraNutriçãoS2PublicomSaúde