Exercícios físicos ajudam a prevenir o câncer de próstata

 

Enfim, o penúltimo mês do ano chegou e com ele vem mais uma campanha importante, o Novembro Azul. Este movimento em combate e prevenção ao câncer de próstata, surgiu na Austrália no ano de 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e possui como principal objetivo quebrar o preconceito masculino de ir ao médico fazer o exame de toque, principal meio preventivo e de descoberta da doença.

Além dos exames preventivos algumas pesquisas recentes reforçam que a prática de exercício físico também ajuda a prevenir o surgimento de várias doenças, entre elas, os diversos tipos de câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos, praticar exercício reduz em até 7% as chances de desenvolver qualquer tipo de tumor.

Pensando nessa ação e em ajudar na prevenção do câncer, o EstudioPass, plataforma que permite que os alunos realizem mais de 200 modalidades por um preço fixo, separou algumas modalidades que ajudam os homens a se manterem saudáveis e como consequência prevenir o surgimento de câncer:

Caminhada: de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública de Harvard, caminhar mais de quatro horas por semana tiveram um risco 23% menor de mortalidade por qualquer causa quando comparados com os que andaram menos de 20 minutos por semana;

Natação: por se tratar de um exercício vigoroso, de mais intensidade e que ajuda na parte cardiorrespiratória, essa atividade é muito benéfica para a prevenção do câncer;

Yoga: sua combinação com atividades aeróbicas pode ajudar no tônus muscular, aumento da capacidade cardiovascular e perda de peso. Além disso, contribui para a diminuição do estresse pois baixa a produção de cortisol e ansiedade, que muitas vezes nos levam a hábitos danosos como consumo excessivo de álcool e tabagismo;

CrossFit: é um treinamento formado por um mix de exercícios que inclui força, condicionamento em geral. Entre os principais benefícios estão resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Sobre o EstudioPass (www.estudiopass.com)

Lançado em 2015, o EstudioPass é uma plataforma que permite que alunos paguem uma mensalidade e possam fazer aulas em estúdios de yoga, crossfit e outras 200 modalidades diferentes. Com mais de 900 estúdios cadastrados em sua plataforma, a empresa está presente em algumas capitais brasileiras). 

EstudioPassPiaRSaúdeSaúde Masculina