Entrevista de emprego: com que roupa eu vou?

Confira dicas para não errar na hora de se apresentar profissionalmente
 

Além das dúvidas sobre como responder às perguntas, como falar sobre sua trajetória profissional, nesta hora surge também a preocupação com o visual. Tudo porque causar uma boa primeira impressão é fundamental durante uma entrevista de emprego ou um processo seletivo para um novo trabalho. Confira as dicas a seguir para não errar neste momento importante.

Prepare-se com antecedência

Estar com a aparência em dia é fundamental, com roupas limpas e bem passadas, como avalia a empresária Maria Alzira Linares, diretora da Lavasecco Franchising, rede de lavanderias premium. “Se as peças apresentarem manchas, estiverem desbotadas, ou amassadas, por exemplo, podem causar a impressão de que o candidato é desleixado”, observa.

Por isso, é importante se planejar e pensar na aparência antecipadamente. “No mínimo um dia antes da entrevista, separe a roupa que vai usar e confirme se está limpa e bem passada, se não, prepare-a para a ocasião”, sugere a empresária. Além disso, alerta que os cuidados com roupas sociais devem ser frequentes, para garantir a maior durabilidade das peças e evitar imprevistos.

Também não esqueça de cuidar de outros detalhes, como cabelos arrumados, barba aparada (no caso dos homens), maquiagem (para mulheres), unhas e sapatos bem cuidados.

Conheça o estilo da empresa

Escolher a roupa certa para a entrevista é imprescindível, segundo a coach Cibele Nardi. Se a empresa é mais formal, é importante que o cuidado com a aparência seja bem rigoroso. Mas, se é mais despojada, ou com perfil inovador, permite um visual mais ousado e informal. Isso depende também do cargo a que você está se candidatando.

Caso conheça alguém que trabalha no local, procure saber mais sobre o ambiente de trabalho e a cultura da empresa. Linares recomenda também visitar o site antes para saber mais informações. “Conhecer um pouco sobre a empresa sempre impressiona bem o entrevistador. No mínimo mostra que você não está alienado do mundo digital e está realmente interessado”, aconselha a empresária.

Nardi destaca também que a escolha da roupa pode dizer muito sobre a personalidade da pessoa. Portanto, é importante que você se sinta confortável com a vestimenta. “A imagem de quem é entrevistado é feita, neste primeiro momento, pelo que ele veste, como se comporta, quais os costumes, tudo é avaliado em entrevistas”, comenta.

Evite exageros

Cores fortes, decotes, transparências, brilhos, bijuterias chamativas, perfumes ou maquiagens muito marcantes podem causar um impacto negativo na avaliação. Na dúvida, prefira cores mais neutras e roupas que inspirem seriedade, com modelagem mais clássica, e assessórios discretos para complementar.

“Não é necessário estar extremamente elegante, como se fosse a uma festa, e nem despojado, como se fosse encontrar amigos. Escolha roupas que possam ajudar a mostrar para o recrutador que você é um bom profissional”, detalha Nardi. 
 

 

Sobre a Lavasecco:
Com 22 lojas pelo país, a Lavasecco Franchising foi fundada em abril de 2005 por empresários que atuavam no setor e pesquisaram novas técnicas internacionais para aprimorar o serviço. A Lavasecco se destaca no segmento de lavanderias domésticas pela tecnologia italiana de ponta das melhores máquinas mundiais e alta qualidade no atendimento ao cliente. Todo o conceito, layout e maquinário da Lavasecco foram desenvolvidos para garantir excelência na limpeza e conservação de peças de vestuário, cama, mesa e banho. A empresa oferece ainda serviço de delivery e oficina de costura. 
 

Serviços:
Lavasecco Franchising

Lojas em São Paulo (SP), Cotia (SP), Santo André (SP), Belém (PA), Curitiba (PR) e Maringá (PR).
SAC: 0800 771 21 61 www.lavasecco.com.br
 

BG ComunicaçãoCarreirasLAVASECCONegócios