7 ferramentas para acelerar o aprendizado de inglês

 

Em um mundo cada vez mais globalizado, mais do que um conhecimento desejado, ser bilíngue é uma necessidade. Não importa se a motivação está relacionada à obtenção de um novo emprego ou à tão sonhada viagem internacional, falar outra língua, principalmente o inglês, traz diversos benefícios para o desenvolvimento pessoal e profissional. A especialista educacional Daniellen Lopes, Product Owner da International School, listou sete ferramentas úteis que podem contribuir, e muito, com o aprendizado da segunda língua. Confira:

1. Aplicativos para celular: Os apps apresentam diferentes metodologias e devem ser utilizados para melhorar as quatro habilidades - escrita, leitura, compreensão oral e conversação. Os aplicativos para smartphones podem complementar o aprendizado de um novo idioma, com recursos que além de ensinar, ajudam a memorizar o conteúdo, por meio de lições e games. Desta forma, é possível exercitar as habilidades e atingir bons níveis de aprendizado.

2. GPS em inglês: Troque o idioma do seu GPS para o inglês. Como você está acostumado com os comandos em português, a transferência para o segundo idioma será mais fácil. Ao trocar para o inglês você imerge em um contexto estrangeiro, melhorando sua audição e interpretação.

3. Jornais ou sites de notícias internacionais: Procure ler notícias a respeito de algo que você já leu em português, assim ficará mais fácil entender o contexto. Aos poucos o seu vocabulário vai melhorando sem que você se dê conta.

4. Youtube: Existe uma infinidade de canais no Youtube sobre os mais diversos temas, escolha um que você se identifica e assista pelo menos a um vídeo por dia, de preferência mais de uma vez, para que consiga compreender o que está sendo falado.

5. Músicas: Tenha sempre o aparelho que você ouve música por perto e ouça pensando nas estruturas gramaticais e pronuncia. Se for possível, tenha a letra em inglês nas mãos e só consulte a tradução em caso em último caso.

6. Filmes: Estudos comprovam que a memória torna-se poderosa quando estamos diante de imagens e quando nossas emoções são afetadas. Assista filmes sempre com o áudio em inglês e com a máxima frequência. Concentre-se no que está sendo falado, na pronúncia e se não entender, volte o filme para ler a legenda daquele trecho. A relação entre a imagem e o áudio possibilita compreender o uso adequado das frases e palavras de acordo com cada contexto.

7. Programas de TV: Assista a seu programa de TV favorito com o áudio original e, de preferência, sem legenda. No início você pode ter dificuldade para entender, mas o hábito irá ajudá-lo a desbloquear o ouvido, fazendo com que você acostume-se ao som do inglês. Desta forma o processo fica cada vez mais fácil e prazeroso.

Uma dica importante é você escolher as atividades que mais gosta e investir tempo para aprender inglês de maneira divertida e leve, como ouvir música, assistir filme, jogar no celular, entre outros. Leia, ouça e fale sempre! Quanto mais se pratica, mais rápido se aprende!

 

EducaçãoEPR Comunicação CorporativaInternational SchoolJuvenil