Conheça os cinco robôs inspirados nos movimentos da natureza

 

Estamos no limiar de uma nova década de disrupção digital, impulsionada por inteligência artificial e automação, com os Bionics a Festo uniu essas tecnologias 

 

A Festo, multinacional alemã, líder em automação industrial, desde 2006 mantém um setor de inovação especializado no desenvolvimento de robôs inspirados em animais: o Bionic Learning Network – rede de aprendizado biônico -, área que reúne biólogos, engenheiros e estudantes e já criou diversos animais robóticos.

O desenvolvimento dos Bionics é regido pelos mais modernos conceitos de produção, como Indústria 4.0, e pela mais moderna tecnologia em Inteligência Artificial. Conheça os cinco robôs que imitam os animais da natureza:

BionicANTs

Os engenheiros da Festo estudaram a delicada anatomia das formigas para criar algoritmos complexos que traduzem o comportamento cooperativo das formigas para a tecnologia. Os BionicANTs demonstram como as unidades individuais podem reagir em diversas situações, coordenar-se ente si e atuar como um sistema em rede global.

Elas trabalham juntas, se comunicam e coordenam suas ações e movimentos. Cada uma das formigas toma decisões automaticamente e desempenha seu papel na resolução de uma tarefa. Esse comportamento cooperativo oferece abordagens interessantes para a chamada “fábrica do futuro”.

Vídeo: www.youtube.com/watch?v=FFsMMToxxls

eMotionButterflies

A empresa uniu a construção ultraleve de insetos artificiais com voo coordenado em coletivo. As borboletas têm uma rota pré-programada que especifica os percursos de voo, caso alguma delas saia do trajeto já estabelecido, o sistema de câmeras mede a posição real de todos os objetos voadores 160 vezes por segundo e corrige o erro, fazendo com que a manobra da borboleta mude e todas voem em harmonia.

Vídeo: www.youtube.com/watch?v=1gu3z7w4Vc8

AquaPenguins

O pinguim possui um contorno hidrodinâmico. Sua elegante propulsão de asa, a cabeça e a cauda podem ser movidas em todas as direções, o que permite que o pinguim robótico faça manobras em condições espaciais apertadas e até nadar para trás, ao contrário de seus equivalentes biológicos. Os pinguins biônicos são concebidos como veículos subaquáticos autônomos que se orientam de forma independente e navegam através da bacia hidrográfica. Eles têm um sistema de sonar 3D, igual aos golfinhos, que permite a comunicação com o ambiente e com outros pinguins robóticos para evitar colisões.

BionicKangaroo

Ele conta com tecnologia de acionamento pneumático e elétrico com uma estrutura leve, segredo para a agilidade e estabilidade da máquina. A cinemática de salto estável, mais a tecnologia de controle preciso garantem estabilidade ao pular e pousar. Como um animal real, BionicKangaroo recupera energia ao saltar, armazenando-a para saltos subsequentes.

Vídeo: www.youtube.com/watch?v=mWiNlWk1Muw

AqueJelly

A água viva desliza de maneira elegante e, aparentemente, sem esforço através da água. Isso é sustentado por tentáculos adaptativos, que são controlados por uma movimentação elétrica em seu corpo. A tecnologia integrada de comunicação e o sensor tecnológico em conjunto com os diagnósticos em tempo real permitem o comportamento coordenado e coletivo de várias águas-vivas, mesmo em um espaço ilimitado.

Sobre a Festo Brasil

A Festo Brasil, com matriz em São Paulo, possui uma equipe de 500 funcionários e um moderno parque fabril de 43 mil m², que além de atender o mercado brasileiro, exporta seus produtos para outras filiais e para a matriz. A empresa abrange todo o território nacional com mais de 130 pontos de atendimento em todos os estados do Brasil, fornecendo soluções completas na área de automação para cerca de 30 mil clientes.

Com aproximadamente 40 mil produtos em catálogo e meio milhão de variações possíveis, a Festo Brasil é líder no mercado nacional de automação industrial nos principais segmentos do mercado, tais como: automotivo, alimentos e bebidas, embalagens, plásticos e eletroeletrônicos, além de participar nos segmentos químico, petroquímica, tratamento de águas e efluentes, oferecendo produtos para a automação de processos. Em seus 48 anos no país, já realizou mais de 53 mil projetos.

Digital TrixFestoInovaçãoTecnologia