Erros na musculação que prejudicam o crescimento muscular
Clique na imagem para fazer o Download...
Alta | Web

Preparador físico Fábio Aquino lista os erros mais comuns na hora da musculação 

Se você é um novato fitness é fácil cair em hábitos de treino ruins, especialmente quando você não sabe o que você está fazendo. Mas quando suas calças começam a ficar mais apertadas e o número da balança começa a se mover na direção errada, pode ser hora de reavaliar sua abordagem. O preparador físico Fábio Aquino lista os 7 erros mais comuns na musculação que acabam com seu resultado: 

1 – Fazer mais sequências para ganhar mais músculos: Malhar muito pode provocar uma overdose de treinamento, o que causa esgotamento e ainda ajuda a perder massa muscular. No momento do treino, o corpo libera testosterona, insulina e hormônio do crescimento. Todos estimulam o crescimento muscular. Porém, ao mesmo tempo, o corpo libera cortisol, um hormônio que pode também atrapalhar a capacidade do corpo de usar a proteína de forma adequada, o que interrompe o crescimento muscular. 

2 – Achar que, para o músculo crescer, é preciso sentir que ele está “queimando”: Para obter hipetrofia muscular, muitos pensam que é preciso fazer repetições até a dor se tornar insuportável, o que é um erro. A dor sentida é causada pela liberação de ácido lático que, em pequenas quantidades, desencadeia o que é chamado de cascata anabólica, um punhado de hormônios que estimulam o crescimento. Quando em excesso, ele proporciona o efeito contrário, detém o crescimento e ainda causa rupturas no músculo. 

3 – Perder tempo com exercícios errados: Outro mito é achar que só mudando com frequência as sequências de treinamento se obtém hipertrofia. Executar os mesmos tipos de movimentos todas as semanas fazem a força aumentar em alta velocidade. Assim o corpo ganha massa muscular mais depressa do que o esperado.Geralmente, iniciantes cometem alguns erros na musculação básicos que são corrigidos ao longo do tempo. Porém, não é difícil encontrar pessoas que treinam há mais tempo e cometem erros fatais para o progresso na musculação. 

4 – Levantar peso sem respeitar os limites do corpo: Levantar peso sem limites é prejudicial e a maioria dos levantadores de peso não tem a menor noção de qual a maneira mais adequada de fazer esse tipo de exercício, podendo até causar lesões. 

5 – Se exercitar com estômago vazio: Malhar com o estômago vazio não só não queima mais gordura, como muitos acreditam, mas é provável que sabote seus esforços por acabar com sua energia. Consumir um lanche pré-treino, na verdade, dá-lhe energia, alimentando o seu exercício. 

6 – Beber pouca água: A água é a solução mais importante de nosso corpo. Praticamente todas as reações químicas que ocorrem, se baseiam na presença de água. Neste sentido, é muito importante que você mantenha uma boa ingestão de água durante todo o dia, para que a recuperação e seu treino ocorra de maneira correta 

7 – Esperar resultados imediatos: Os resultados reais não vão acontecer de uma hora para outra. Consistência e trabalhando corretamente para o seu tipo de corpo e metas específicas é o único caminho.


 

EsportesFabio AquinoINDEX ASSESSORIASaúde