Mitos e verdades sobre dietas e exercícios físicos
João Prospiter
Clique na imagem para fazer o Download...
O exercício pode ser otimizado com um padrão nutricional adequado
Alta | Web

Nutricionista da Bodytech Crystal esclarece dúvidas relacionadas à alimentação balanceada aliada à prática de atividades físicas  

O ideal de beleza e corpo perfeito vem se modificando ao longo dos séculos e, analisando o perfil da sociedade contemporânea, o físico é importante, porém a preocupação com a saúde é um tópico cada vez mais recorrente. Nesse quesito, é importante ressaltar que aliar exercícios físicos a uma alimentação balanceada é fundamental para obter resultados efetivos, seja para emagrecer ou fortalecer a musculatura corporal. Para esclarecer dúvidas relacionadas ao assunto, o nutricionista da Bodytech Crystal, Fernando Hoinaski, dá dicas essenciais para ter o corpo ideal de maneira saudável.

 

Exercício x alimentação balanceada

O exercício físico sem uma alimentação balanceada traz resultado? De acordo com Fernando, traz sim, mas o exercício pode ser otimizado com um padrão nutricional adequado. Aos que fazem exercícios regulares para compensar a dieta sem restrições, vale um alerta. “Mesmo treinando, desequilíbrios alimentares trazem consequências negativas, como sobrepeso, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares”, explica o nutricionista.

 

Vilões da vida fitness

Da série “parece, mas não é”, alguns alimentos trazem uma imagem de saudáveis, mas na realidade não são. Segundo Fernando, do ponto de vista energético, frutas como abacate e azeite de oliva devem ser consumidos com cuidado. Além destes, dietéticos como chocolates, que não contém açúcar mas são calóricos, adoçados com adoçante a base de ciclamato de sódio, não são recomendados. “O problema é que quando o alimento tem alta densidade energética, pode acabar acentuando um problema já existente”, diz. Esses alimentos devem ser evitados tanto por quem tem o objetivo de emagrecer, quanto pelos que querem fortalecer a musculatura.

 

Suplementos

Para Fernando, o suplemento é a “cereja do bolo”. Porém, antes de fazer uma indicação, é necessário analisar toda a dieta, para decidir qual e quando usar. “Existem suplementos proteicos, energéticos, estimulantes e vitaminados. Há situações em que só aumentar a ingestão energética, em especial de carboidrato, já traz benefícios”, detalha.

De acordo com Renato Tagawa Pelaez, proprietário do Japa Suplementos, os produtos mais procurados são Whey Protein, BCAA, Glutamina, Termogenicos e Repositores Energéticos. “Estes suplementos ajudam na recuperação muscular, tonificação, diminuição da flacidez, diminuição do risco de lesão, melhoram o sistema imunológico, ajudam no aumento de massa magra, de força e de resistência durante o treino”, explica.

Em relação aos pratos que utilizam Whey na receita, o nutricionista alerta para a quantidade de calorias contidas nesses alimentos. “Normalmente possuem apelo saudável, mas não menos calóricos, pois incluem mais nutrientes, aumentando a densidade energética do alimento”, esclarece.

 

Cardápio genérico saudável

Quando se fala em alimentação saudável, um termo que aparece com frequência é “alimento funcional”. Fernando explica que esses alimentos são aqueles que oferecem benefícios a saúde além da função básica. Fazem parte desse grupo os pratos que levam mais fibras e frutas, como as berrys. “A quantidade é muito importante para que o resultado seja positivo”, afirma.

De acordo com o nutricionista, um cardápio genérico saudável para praticantes de exercícios físicos deve conter uma ingestão proteica de 1,4 a 1,8g. Estas proteínas devem conter grandes quantidades de aminoácidos essências, tanto de fontes animais quanto vegetais, levando em consideração sua distribuição ao longo do dia. A ingestão de carboidratos deve ser baseada nas particularidades de cada indivíduo, na presença ou ausência de patologias e no volume de exercícios e objetivos. As gorduras também precisam fazer parte deste cardápio, principalmente as gorduras ômega-3. Micronutrientes como vitaminas, minerais e água, não podem ser esquecidos, assim como não se deve negligenciar a saúde intestinal, agregando pro e prebióticos como fibras e iogurtes.

 

Acompanhamento nutricional

Fernando enfatiza que o nutricionista deve ser procurado para alinhar um padrão adequado aos propósitos de cada pessoa. “É importante individualizar a dieta de acordo com preferências, cultura e rotina de cada um. Uma dieta de sucesso é aquela em que a pessoa consegue aderir e manter pelo máximo de tempo possível”, conclui.


 

Sobre Bodytech Crystal:

A Bodytech Company é conhecida como referência no mercado fitness e conta com 100 academias no Brasil: 52 Bodytech (49 próprias e 3 clubes administrados) e 48 da marca Fórmula (com 18 próprias e 30 franquias). Em Curitiba, a unidade atua há três anos em um espaço de 1100 m², localizado dentro do Shopping Crystal, levando adiante o conceito wellness, que busca promover a saúde física e mental dos seus clientes. Dentre seus diferenciais estão os instrutores altamente qualificados, equipamentos de alto nível de padronagem, programas exclusivos de treinamento, aparelhos voltados para o treinamento funcional e as aulas coletivas diferenciadas, como o Pilates RefFit e as aulas de ciclismo e corrida.
 

BG ComunicaçãoBodytechQualidade de VidaSaúde