Saiba como a casa revela a personalidade de seus moradores

Por Maria do Carmo Brandini e Yara Lorenzetti 

A casa abriga nossos corpos, as formas de ver e de se relacionar com a vida, com as pessoas, os desejos e sonhos. Observando-a atentamente é possível conhecer mais sobre seus moradores.

Casa muito fechadas, escuras e formais não abrigam pessoas descontraídas, alegres e expansivas. Também não encontraremos em uma casa entulhada de móveis, objetos de todos os tipos e coisas acumuladas, pessoas desapegadas, tampouco acharemos numa casa desorganizada, desleixada, pessoas que apreciam a ordem, a organização e o belo.

Isso não tem nada a ver com o conceito de estética, e sim com uma linguagem mais profunda que retrata a personalidade e o momento da vida de cada um. Cada etapa da vida – da infância até a maturidade – tem sua importância e seu significado no amadurecimento psíquico. Vivendo plenamente cada fase emocional, podemos chegar ao final da vida com alegria e sabedoria e nossas casas irão refletir como lidamos e transitamos em cada fase.

E justamente por isso, as pessoas sentem a necessidade de mudar sua casa de tempos em tempos, possivelmente para que elas acompanhem e se adaptem a uma nova etapa. Quando mudamos internamente, temos a necessidade de mudar também externamente para que continuemos vivento em harmonia e equilíbrio.

Faça um teste! Olhe para sua casa e reconheça nela o seu momento de vida e sua história através dos objetos, cores, da disposição do mobiliário. Observe se está retratando como você se sente atualmente. Caso não esteja, o que você mudaria para ficar em sintonia com seu momento atual? Você está cuidando bem da sua casa, assim como cuida de você e da sua família!

Muitas pessoas hoje buscam a ajuda de um Arquiteto ou Designer de Interiores com o objetivo de tornar a sua casa mais bonita, confortável e harmônica. Isso acontece porque não se sentem preparados ou mesmo não têm tempo ou disponibilidade para cuidas de tantos aspectos que envolvem a reforma ou a elaboração de um projeto.

Um profissional experiente, ao entrar numa casa, sabe decodificar aquilo que seus moradores necessitam ou mesmo como corrigir problemas de base, que são de vital importância para a saúde da casa e, consequentemente de seus moradores.

Há ferramentas interessantes para isso, como o Feng Shui, por exemplo. Através de uma linguagem de símbolos e metáforas, esta corrente de pensamento nos conduz no conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários.

Seja qual for o caminho adotado, o mais importante é estar bem, sentindo melhor no espaço onde habitamos. Através do livro “A casa fala”, procuramos mostrar como observar as fases da vida e a casa, os papéis que desempenham cada cômodo e como o projeto de interiores pode harmonizar tudo isso.

Sobre o livro "A casa fala":

 A casa fala

O livro “A casa fala” é um convite para uma reflexão sobre o quanto a casa revela e reflete a personalidade dos seus moradores, a sua essência. Dirigido especialmente para arquitetos, designers de interiores e estudantes, também irá encantar a todos que gostam e se interessam por decoração. Traz elementos históricos e conceitos de psicoterapia e amplia os horizontes do Design de Interiores para além da composição de materiais, objetos, espaços... Elabora associações fundamentais entre a ocupação do espaço e as manifestações da vida em suas diversas etapas.

Serviço: A Casa Fala - Uma Relação de Vida e Amor
Autoras: Maria do Carmo Brandini e Yara Lorenzetti
Scortecci Editora - ISBN 978-85-366-4907-8
Formato 16 x 23 cm - 156 páginas - 1ª edição - 2016

 

 

 

 


 

Sobre as autoras:

 
Maria do Carmo Brandini

 

Maria do Carmo Brandini é designer de interiores formada pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, em 1974. Desde 1978 é proprietária do Pronto-Socorro de Arquitetura e Interiores, empresa de projetos, reformas e administração de obras. Foi consultora do Senac e orientadora da Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Foi fundadora e duas vezes presidente da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD). É ainda consultora de Feng Shui formada pelo Instituto Brasileiro de Feng Shui.

 

 Yara Lorenzetti

 

Yara Lorenzetti é psicóloga e psicoterapeuta pós-graduada em Psicodrama. Possui cursos de especialização em Técnicas Corporais Reichianas, Psicoterapia Junguiana, Neuromodulação Transcraniana e Estimulação Cognitiva. Participou de vários cursos dentro e fora do país. Lecionou no curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e na Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama. Atua como psicoterapeuta há 30 anos.

ComportamentoDecoraçãoMaferMafer Comunicação