Carboidrato ajuda a reduzir os sintomas da TPM

Nutricionista explica como a alimentação pode auxiliar e melhorar este período

A tensão pré-menstrual (TPM) é inimiga de muitas mulheres. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Campinas, todos os meses, cerca de 80% das brasileiras sofrem com sintomas que variam desde mudanças no humor, ansiedade, alteração no apetite, dores musculares, até as famosas cólicas, inchaços, entre outros. Mas é possível amenizar estes efeitos com os alimentos!

Beatriz Botéquio, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), explica que alguns nutrientes, como os carboidratos, vitamina B6, magnésio e triptofano podem contribuir para a melhora da TPM. 

“Neste período a quantidade de serotonina, neurotransmissor responsável por regular o humor, sono e o apetite, além de promover a sensação de bem-estar, está reduzida. Por isso, é recomendada a ingestão de alimentos que participam da sua formação, como os ricos em carboidratos: cereais integrais, pães, massas, bolos, biscoitos”, explica. 

Para as mulheres que apresentam sintomas leves, recomenda-se além de manter uma alimentação saudável, evitar o sedentarismo praticando alguma atividade física como forma de reduzir o estresse. “Quando gastamos energia há a liberação de endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer”, diz a especialista. Para as que sofrem com sintomas mais intensos, além das mudanças nos hábitos de vida, os ginecologistas podem indicar o uso de medicamentos e suplementos vitamínicos.

 

 

ABIMAPIFemininaSaúde FemininaTree Comunicação