Confira o passo a passo de como abrir uma empresa

Contabilizei mostra o passo a passo de como abrir uma empresa

 

De acordo com a GEM (Global Entrepreneurship Monitor) - pesquisa da London Business School realizada em dez países - entre 2014 e 2015, o índice de empresas abertas por necessidade no Brasil cresceu de 29% para 43,5%. Esse cenário se dá quando uma pessoa fica desempregada e decide investir em um negócio próprio, sem fonte de renda nem planejamento.

Planejar não é tarefa fácil, entretanto, é essencial para o bom andamento dos negócios. De acordo com especialistas do setor, uma empresa só prospera se consumir, ao menos, de seis a nove meses de planejamento. Ao abrir uma empresa, uma das primeiras questões que devem ser levadas em conta diz respeito à regularização do negócio. Porém, muitos empreendedores ainda trabalham na ilegalidade, pois acreditam que abrir um negócio custa caro e ter contador é ainda mais inviável. O que muitas pessoas não sabem é que é possível estar regularizado e abrir uma empresa sem custo algum.

Veja, abaixo, passo a passo de como abrir sua empresa:

- Se programe com os prazos: o processo de abertura de empresas leva, em média, 45 dias;

- Fique atento às atividades que não se enquadram no MEI (Micro Empreendedor Individual). Caso o trabalho inclua atividades intelectuais e profissões regulamentadas, a empresa deve ser cadastrada como ME (Micro Empresa). Clique aqui para mais informações;

- Regime Jurídico: Neste momento, o contador elabora um contrato para informar se o empreendedor será o único titular da empresa (Empresário Individual ou EIRELI) ou se terá sócios durante o processo (LTDA);

- CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica): Para saber quanto será cobrado de impostos, é importante definir as atividades primárias e secundárias que serão exercidas;

- Vai abrir uma empresa enquadrada no regime de tributação Super Simples? Aqui, você encontra a lista com todas as atividades que podem ser enquadradas no Simples Nacional e seus respectivos impostos.

Dúvidas frequentes:

Como emitir Nota Fiscal?
MEI não é obrigado a emitir nota fiscal e uma empresa ME pode emitir quantas notas precisar. Vale reforçar que só pode emitir nota fiscal quem tem empresa aberta. Algumas plataformas já abrem sua empresa de graça e providenciam este cadastro, assim como o passo a passo para emissão de notas fiscais.


Como pagar os impostos?
Quando você emite nota fiscal, automaticamente terá impostos a pagar. Por exemplo, se você prestou um serviço de R$1 mil este mês e seu imposto é de 6%, no mês seguinte terá R$60,00 de imposto a pagar. Esta guia é gerada pelo contador e encaminhada para você pagar.

E se eu não pagar os impostos?
Preveja este custo no seu orçamento e mantenha-se regularizado. Só assim você terá crédito na praça, poderá sempre emitir suas notas fiscais e não vai criar dívida ativa. Mas, se acontecer de você não pagar, será penalizado com multa e juros e, em algum momento, terá que renegociar a dívida. O governo costuma abrir negociação com as empresas devedoras de tempos em tempos.
 

Sobre a Contabilizei
A Contabilizei é uma empresa de contabilidade para micro e pequenos empreendedores dos setores de serviços e comércio, que oferece um serviço ágil, eficiente e inovador que automatiza todos os processos contábeis de rotina, resolvendo pendências como emissão de nota fiscal eletrônica, controle de resultados e guias on-line de impostos. A empresa empodera os novos empreendedores ao oferecer um serviço que agrega vantagem competitiva aos negócios, reduzindo custos fixos em contabilidade e permitindo ao empresário redirecionar seus recursos dentro da sua empresa. A Contabilizei foi fundada em 2013, em Curitiba (PR), pelo empreendedor Vitor Torres. Neste ano, a empresa foi nomeada pela Fast Company para o Top 10 Companhias Mais Inovadoras na América Latina.

 

 

ContabilizeiEmpresasEmpresas PMENR-7 Comunicação