Mapa de Carreira: Prepare-se para o sucesso!
 

Todos nós temos um ideal em mente a respeito do que queremos pra nossa vida e consequentemente para nossa carreira, porém, entre o inicio da vida profissional e essa meta existe um caminho a ser percorrido.

Uma das melhores maneiras de entender para onde vamos é saber de onde viemos e onde estamos atualmente. O mesmo vale quando o assunto é carreira, é fundamental entender o caminho que percorremos até chegar na nossa atual situação e quais devem ser os próximos passos em busca do que desejamos.

Por isso, para atingir o objetivo desejado é necessário traçar uma estratégia. Essa é a função do plano de carreira, ser um mapa detalhado com as metas e ações necessárias para alcançar o sucesso.

De acordo com Ivan Jacomassi Junior, Diretor de Negócios e Consultor na Perfix Consultoria Organizacional, empresa especializada em estratégias de desenvolvimento do potencial humano, iniciar um processo de mapa de carreira é relativamente simples. ‘O primeiro passo é fazer uma lista com os principais acontecimentos que afetaram a sua carreira até o momento. Pessoas, cursos, empregos, decisões, tudo que de alguma forma foi importante para a sua trilha profissional e qual a sua percepção em relação a cada uma dessas experiências’.

A segunda parte do mapa de carreira constitui em saber para onde você quer ir, quais são os seus objetivos profissionais e o que você precisará para alcança-los.

Ivan Jacomassi ressalta ainda que é preciso analisar e explorar todas as possibilidades. ‘É um mapa, e como tal, você pode traçar caminhos diversos, no entanto, é preciso ter claramente quais são os objetivos e metas que se deseja para escolher a melhor rota. Aquela famosa pergunta: Onde você quer estar daqui 5 anos?, é um ótimo guia nessa busca’.

            Pensando nos desafios da criação de um Mapa de Carreira, Ivan Jacomassi listou os principais pontos necessários para se planejar e preparar-se para o sucesso.

·         Avaliação pessoal

Só você pode definir qual é o seu ideal de sucesso. Para isso, é necessário se conhecer em primeiro lugar, quais são suas habilidades, talentos e gostos.

A área de atuação profissional deve trazer também realização pessoal, não basta apenas estabelecer objetivos, é necessário fazer as escolhas certas.

  • Trace objetivos a curto e longo prazo

Para chegar a um objetivo final, é necessário vencer uma etapa de cada vez. 

Pesquise sobre a profissão e o cargo que deseja para saber exatamente quais são os passos necessários para alcançá-lo.

Quais são as ações que te levarão a esses objetivos? Estabeleça metas de prazo para cada uma delas.

·         Coloque seu plano de carreira no papel

Ter o mapa de carreira em um papel ajuda não só a visualizar melhor o caminho que deve traçar para alcançar suas metas, como também ajuda a manter o foco no objetivo sem se ‘perder’ pelo caminho.

·         Mantenha-se atualizado

Mesmo ao chegar a sua meta final é importante continuar se atualizando. Invista sempre em capacitação, isso é primordial não só para se manter no topo como também para não se estagnar e seguir em busca de um novo objetivo.

Não tenha medo de querer conquistar grandes coisas. Com esforço e estratégia você pode alcançar o que desejar.

 

 

FONTE: IVAN JACOMASSI JUNIOR

É Administrador. Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FGV com extensões em Auditoria, Direito Tributário e Gestão e Direito Público.

Desenvolveu trabalhos de apoio e ampliação da atividade empreendedora em parceria com SEBRAE/SP, desenvolvendo projetos e benchmarking em importantes municípios, como São Paulo, Campinas, Santos e mais de outras 30 cidades.

Diretor de Negócios e Consultor junto a PERFIX Consultoria Organizacional.

  
CarreirasNegóciosPerfix ConsultoriaZaru Comunicação