De mãe para filha: A história de sucesso empreendedoras

 

 

As três gerações da revista hotelnews. Da esq. pra dir.: Rosa Maria Castro, Magdala Castro e Alessandra Leite.

Quando Magdala Castro decidiu criar a revista hotelnews, em 1960, ela não imaginava que a publicação se tornaria a revista de maior referência para o setor hoteleiro e que seu empreendimento se transformaria em um negócio de família, transmitido de mãe para filha e de avó para neta.

Idealizada com a ajuda de seu antigo sócio, Normando Lopes, e o ilustrador Ziraldo, a publicação foi primeira revista dirigida a profissionais de hotelaria no Brasil e abriu inúmeras portas do setor hoteleiro para Magdala. Foi em função da revista, por exemplo, que Magdala fez um levantamento sobre todos os hotéis no Brasil ainda na década de 60, quando o setor hoteleiro dava seus primeiros passos no país.

Tamanho foi o sucesso que rapidamente as filhas foram envolvidas nos negócios da mãe. Kátia Castro passou a colaborar na revista, publicada até hoje e Rosa Maria se envolveu com as atividades da Equipotel, maior feira para equipamentos de hotelaria da América Latina, criada também por Magdala.

Contrariando o senso comum de não misturar negócios e família, Magdala soube envolver suas filhas e outros familiares em seus negócios para construir uma história de sucesso. Hoje, Alessandra Leite, neta de Magdala e terceira geração da família, se tornou a publisher da hotelnews, antes liderada por sua mãe, Rosa Maria.

Outro exemplo de sucesso nos negócios de mãe e filha é o Conexão Paris. A plataforma digital, criada por Lina Hauteville e Mariana Berutto em 2007 como um despretensioso blog, logo se converteu em febre entre viajantes e seus quase 400 mil seguidores no Facebook. A ideia surgiu depois que Lina foi fazer doutorado e se casou com um francês e com a cidade. O caso de amor já dura 33 anos, e o Conexão Paris é atualmente a principal fonte de informação sobre Paris e a França para turistas brasileiros. Escrito por brasileiros (para brasileiros), o site publica diariamente informações práticas para quem deseja ter uma viagem inesquecível, longe dos pacotes turísticos convencionais.

 

Mariana Berutto e Lina Hauteville (filha e mãe), idealizadoras do Conexão Paris.

Mariana, sua filha, foi fundamental para fomentar o sucesso do projeto. Ex-proprietária da Mapa Digital – empresa de branding para ambientes digitais – e ex-sócia da Sodet, voltada para inovação, a publicitária vendeu sua parte no negócio para se dedicar em tempo integral ao site. Com visão para ampliar o conceito dentro de uma plataforma integradora de redes sociais, e-commerce e, mais tarde, até uma editora, o projeto iniciado com Lina se tornou sua maior realização profissional.

 

 

EComunicaEmpreendedorismo e Startuphotelnews travellerNegócios