5 jogos para estudar e passar nas provas
 

Os jogos já não são mais considerados apenas passatempos, além da diversão inerente, eles passaram a exercer funções relaxantes e didáticas. A cada dia que passa as pessoas estão mais conectadas e com isso o acesso a cursos e informação é bem maior do que anos atrás. Hoje é muito comum as pessoas assistirem séries, filmes e novelas com objetivo de aprender um novo idioma ou aperfeiçoar o que já sabem.

“Apenas jogar para ganhar já não é mais o objetivo das pessoas. Os jogos estão ganhando espaço dentro das casas, empresas e, principalmente escolas que usam jogos de tabuleiro e plataformas eletrônicas, para ensinar, relaxar e disciplinar alunos”, destaca a CEO da Minds Idiomas, Leiza Oliveira.

Ao contrário do que muitos pensam os jogos em inglês trabalham todas as partes do aprendizado. Por exemplo: há jogos que se adaptam ao grau de conhecimento, além de aprender a base estrutural também se aprende a parte gramatical do idioma. Já outros jogos auxiliam na pronúncia, as ferramentas de reconhecimento de voz ajudam a treinar e aprimorar a dicção.

Pensando nas provas e vestibulares que acontecem nos próximos meses, a empresária Leiza Oliveira listou alguns jogos para melhorar a performance do estudante durante o teste.

Stop ou Adedonha!
Você se reúne com um grupo de amigos, cada um com uma folha, e começa a formar uma tabela. Essa tabela tem colunas de categorias a preencher – e você pode fazer isso em inglês: “fruit” (frutas), “animals” (animais), “objects” (objetos), “countries or cities” (países ou cidades).  

 

 

 

The Legend of Zelda
O jogo conta com diálogos curtos e simplificados, o que facilita muito para os iniciantes. Os jogos de RPG mais antigos são boas opções para aprender inglês, pois eles foram desenvolvidos para crianças entre 8 a 12 anos. 

 

20 Questions ou Imagem & ação
Uma pessoa retira um papel que tem um objeto, animal ou alguém famoso. As outras devem descobrir usando até 20 “yes or no questions” (perguntas de sim ou não) - as perguntas devem ser em inglês! Outra opção bacana é o jogo Imagem & Ação, muito popular aqui no Brasil. Ele é em português, mas os jogadores podem adaptar os termos para o inglês e jogar normalmente.  

 

 

Scrabble
Foi criado em 1938. O jogo é composto por pecinhas com letras. Com suas peças, você precisa formar palavras e encaixá-las no tabuleiro, tentando alcançar um número máximo de pontos. Também existe um Scrabble dictionary (dicionário de Scrabble) para consultar se as palavras formadas existem. 

 

 

BioShock
Este jogo é interessante, pois apesar de não ser rico em diálogos, ele desenvolve o inglês de forma visual. O BioShock cria referências com imagens, cartazes, frases e placas, o que facilita o aprendizado, pois o jogador vai similar uma imagem a determinada palavra ou vice-versa. 

 

 

Além dos jogos acima, Leiza também indica o Hangman, Who is Talking, Movie Show, The Right Time, Feel The Music, Finding The False Friends, Crossword, entre outros. Uma estratégia da rede Minds é disponibilizar alguns jogos nas próprias unidades incentivando desta forma a interação e aprendizado entre os jovens.

 

Sobre a Minds Idiomas
Com 9 anos de existência o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com 70 escolas em todo país, a Minds foi à primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem a consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses.

ABLABEducaçãoGamesMinds