Microsoft revela o futuro do Windows

Companhia oferece primeiros detalhes sobre Windows 10, destacando avanços corporativos e colaboração aberta 

 

A Microsoft Corp. revelou nesta terça-feira seu próximo sistema operacional Windows, o Windows 10, e ofereceu os primeiros detalhes do technical preview para PC, que estará disponível em 1º de outubro. O anúncio destacou avanços destinados para empresas, incluindo uma experiência de usuário atualizada, capacidades aprimoradas de segurança e de gerenciamento. A companhia também apresentou o Windows Insider Program, dando início ao seu maior esforço de desenvolvimento colaborativo de todos os tempos para mudar a forma com que o Windows é construído e entregue a fim de melhor atender às necessidades de usuários. Os participantes do programa receberão o Technical Preview do Windows 10 e um fluxo constante de builds até o fim do ciclo de desenvolvimento para usar e dar feedback sobre.

 

“O Windows 10 representa o primeiro passo de toda uma nova geração de Windows, liberando novas experiências para dar aos usuários novas formas de trabalhar, de se divertir e se conectar”, disse Terry Myerson, vice-presidente executivo do grupo de sistemas operacionais da Microsoft. “Este será nosso sistema operacional mais abrangente e o melhor release que a Microsoft já fez para nossos clientes corporativos e esperamos trabalhar junto de nossa ampla comunidade Windows para trazer o Windows 10 à vida nos próximos meses.”

 

Windows 10: familiaridade e consistência entre dispositivos

 

O Windows 10 se adapta aos dispositivos que os clientes estão usando — do Xbox aos PCs, e de smartphones a tablets e gadgets minúsculos — e ao que eles estiverem fazendo com uma experiência consistente, familiar e compatível, permitindo uma produtividade ainda maior. O Windows 10 rodará em uma gama ainda mais ampla de dispositivos desde a Internet das Coisas até datacenters corporativos em todo o mundo. A Microsoft também está entregando uma plataforma convergente de aplicação para desenvolvedores em todos esses dispositivos com uma loja de aplicativos unificada. Os desenvolvedores serão capazes de escrever uma aplicação uma vez e de implantá-la facilmente em múltiplos tipos de dispositivos, tornando a descoberta, a compra e a atualização mais fácil do que nunca para os clientes.

 

Windows 10: desenhado para os desafios da empresa moderna

 

O Windows 10 incorpora quase tudo que as empresas precisam, direto no núcleo do produto — incluindo segurança de nível empresarial, recursos de proteção de identidade e de informação — de modos que podem reduzir complexidades e oferecer melhores experiências do que outras soluções. Uma área de avanço está no trabalho que a Microsoft fez com identidades de usuários para aprimorar a resistência a violações, roubo ou phishing. O Windows 10 também ajudará na prevenção avançada de perda de dados, usando containers e separação de dados no nível de aplicação e de arquivo, permitindo proteção que segue o dado quando ele vai de um tablet ou PC para um drive USB, e-mail ou para a nuvem.

 

O gerenciamento e a implantação foram simplificados para ajudar a diminuir custos, incluindo upgrades in-place a partir do Windows 7 ou do Windows 8 que são focados em tornar obsoletos os cenários de limpeza e recolocação de arquivos. As empresas também terão a flexibilidade para escolher o quão rápido desejam adotar as inovações mais recentes, e influenciar melhorias contínuas baseadas em seus feedbacks. Além disso, as organizações serão capazes de customizar uma loja específica para suas necessidades e seu ambiente. A intenção é uma loja de aplicativos que permitirá licenciamento de apps por volume, distribuição flexível e a capacidade de as organizações recuperarem ou reusarem licenças quando necessário.

 

Technical preview produtividade PC

 

O technical preview of Windows 10 demonstra novos níveis de flexibilidade, navegação e familiaridade por meio da experiência Windows. Os recursos incluem:

 

— Menu Iniciar Expandido. O conhecido Menu Iniciar está de volta, oferecendo acesso rápido em um clique às funções e aos arquivos que as pessoas mais usam, e ele inclui um novo espaço para personalizar com aplicativos favoritos, programas, pessoas e websites.

 

— Apps que rodam em uma janela. Os apps da Windows Store agora abrem no mesmo formato que os programas desktop. Eles podem ser redimensionados e movidos e têm barras de título no topo, permitindo aos usuários maximizar, minimizar e fechar com um clique.

 

— Melhorias da função snap. Trabalhar em múltiplos apps de uma vez está ainda mais fácil e intuitivo com as melhorias da função snap. Um novo layout em quadrante permite ter até quatro apps abertos lado a lado na mesma tela. O Windows também exibirá outros apps e programas em execução para snapping adicional e ainda fará sugestões inteligentes, a fim de preencher o espaço na tela com outros aplicativos abertos.

 

— Novo botão para visão de tarefas. O novo botão para visão de tarefas na barra de tarefas habilita uma visão de todos os aplicativos e arquivos abertos, permitindo mudança rápida e acesso em um toque a qualquer área de trabalho criada.

 

— Múltiplas áreas de trabalho. Em vez de muitos apps e arquivos se sobrepondo em uma única área de trabalho, é fácil criar e alternar entre áreas de trabalho distintas para diferentes projetos e fins — seja para trabalho, uso pessoal ou para ambos.

 

Desenvolvimento aberto e colaborativo

 

A introdução do Windows Insider Program demonstra o contínuo compromisso da Microsoft em trabalhar em estreita colaboração com clientes para ajudar a moldar o futuro do Windows. Os Windows Insiders poderão dar feedback sobre os primeiros builds do produto ao longo do ciclo de desenvolvimento. O programa incluirá várias formas de os Windows Insiders engajarem em um diálogo de duas vias com a Microsoft, incluindo um app Windows Feedback para o compartilhamento de sugestões e problemas, e um Windows Technical Preview Forum para a interação com engenheiros Microsoft e colegas Insiders. Mais informações sobre o Windows Insider Program e o technical preview estão disponíveis em: http://preview.windows.com.

 

Imagens do novo Windows 10 e evento de apresentação:

http://www.microsoft.com/en-us/news/presskits/windows/imagegallery.aspx

 

 Sobre a Microsoft

 

Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 8 escritórios em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 424 mil profissionais. Nos últimos dez anos, a empresa investiu mais de R$ 167 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial em software, serviços e soluções que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.

 

Acesse também


Microsoft News Center: www.microsoft.com/pt-BR/news/default.aspx


Microsoft Brasil no Twitter: @MicrosoftBR


Microsoft Brasil no Facebook: http://www.facebook.com/MSFTBrasil


Blog Microsoft Brasil: http://www.blogmicrosoftbrasil.com.br/


Blog de interoperabilidade da Microsoft Brasil: Porta 25

 

FSB ComunicaçõesInformáticaMicrosoftTecnologia