WISE lança seu terceiro livro, Learning {Re}imagined

 

 

Nova publicação do WISE investiga como a tecnologia está transformando o aprendizado em todo o mundo

 

O World Innovation Summit for Education (WISE), uma das principais iniciativas internacionais voltadas a impulsionar a inovação e a colaboração na área educacional, acaba de anunciar o lançamento do terceiro WISE Book: Learning {Re}imagined: How the connected society is transforming learning (“Aprendizado {re}inventado: como a sociedade conectada está transformando o aprendizado”). Escrito por Graham Brown-Martin, fundador do Education Design Labs, e ilustrado com imagens da premiada fotógrafa Newsha Tavakolian, o terceiro WISE Book explora como a sociedade digital de hoje está transformando o aprendizado.

 

Ao comentar sobre o lançamento do terceiro WISE Book, Sua Alteza o Dr. Sheikh Abdulla bin Ali Al-Thani, presidente do WISE, afirmou: “Os WISE Books oferecem perspectivas únicas de todo o mundo sobre as formas mais inovadoras de abordar os desafios educacionais urgentes da atualidade, em todos os níveis e nos mais diversos ambientes. Este livro ajudará a disseminar algumas das ideias mais recentes no âmbito da educação, além de novos modelos de ação criativa”.

 

Para elaborar a obra, autor e fotógrafa fizeram uma turnê mundial – para o Brasil, China, Gana, Índia, Jordânia, Líbano, Catar, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos, onde visitaram escolas e projetos e se reuniram com educadores e líderes renomados. O livro explora como os educadores de hoje estão enfrentando o desafio de saber o que e como devem ensinar em uma sociedade digitalmente conectada. Utilizando a tecnologia como base, a jornada leva a uma análise mais abrangente sobre como as sociedades são moldadas, sobre o papel dos sistemas educacionais como parte dessas sociedades e como elas podem se transformar para conseguir atender a desafios do futuro.

 

Ao destacar a importância do elemento humano quando se trata de aproveitar as tecnologias avançadas da melhor forma possível, Graham Brown-Martin comenta, “Nossa missão é analisar as entrelinhas do debate em torno da função da tecnologia na educação para entendermos e relatarmos o que tem dado resultado e quais são os obstáculos e também os sucessos alcançados"

 

A fotógrafa Newsha Tavakolian acrescenta, “Não há dúvida de que a tecnologia tem gerado inúmeras oportunidades e possibilita que muitas pessoas tenham acesso a uma riqueza de informações e recursos. No entanto, ela não é a única protagonista dessa história, há outros fatores responsáveis pelas mudanças na educação. Acredito que a tecnologia foi importante para capturar o poder das interações humanas”.

 

O livro, que leva o leitor a uma aventura ao redor do mundo na busca pela inovação no aprendizado e ensino, inclui um recurso adicional: um aplicativo gratuito para dispositivos móveis que oferece informações além das encontradas nas páginas impressas. Os usuários podem acessar mais de quatro horas de vídeos digitais exclusivos.

 

Há outros dois WISE Books:

 

Learning a Living: Radical Innovation in Education for Work (“Aprendendo um modo de viver: inovação radical em educação para o trabalho”) e Innovation in Education: Lessons from Pioneers around the World “(Inovação em educação: lições de pioneiros ao redor do mundo”).

 

Para mais informações sobre o WISE e sobre o terceiro WISE Book, visite www.wise-qatar.org

 

O Learning {Re}imagined também pode ser adquirido pela Amazon em http://amzn.to/1saDXYh

 

 -FIM-

NOTAS AOS EDITORES

Sobre o World Innovation Summit for Education (WISE):

 

Criado em 2009 pela Qatar Foundation sob a liderança de sua presidente, Sua Alteza a Sheikha Moza bint Nasser, o WISE é uma plataforma internacional e multisetorial para pensamento criativo, debate e ações dotadas de objetivos para a construção do futuro da educação por meio da inovação. O WISE é hoje uma iniciativa em andamento e referência global em novas abordagens para a educação. Por meio de seu encontro anual e de uma gama de programas contínuos, o WISE está promovendo a colaboração e construindo o futuro da educação. WISE 2014 acontecerá entre 4 e 6 de novembro em Doha.

 

Sobre os WISE Books:

 

Os WISE Books apoiam, disseminam e inspiram o pensamento criativo e as melhores práticas educacionais. O WISE já produziu outros dois livros que exploram os desafios enfrentados pela área educacional na capacitação de indivíduos e comunidades para a vida do século 21. Os autores e fotógrafos dos WISE Books viajam por todo o mundo para identificar soluções inovadoras que abordam essas questões e ilustrar o impacto de projetos e práticas que estão realmente fazendo a diferença na área educacional.

 

Sobre o autor – Graham Brown-Martin

 

Graham Brown-Martin é fundador da Education Design Labs (EDLabs) e Learning Without Frontiers (LWF), organização catalisadora de conhecimentos e plataforma focadas em novas ideias para práticas de ensino e aprendizado capazes de garantir melhorias de natureza transformacional. Antes de fundar a LWF, Graham dedicou parte de sua carreira ao segmento de softwares de entretenimento e tecnologia educacional, no qual desenvolveu uma série de empreendimentos inovadores tanto do ponto de vista criativo quanto tecnológico, posteriormente adquiridos por grandes corporações, como Philips Electronics e Virgin Interactive. Também trabalhou em vários países em desenvolvimento. Além de seu trabalho e empreendedorismo em tecnologia, Graham dirigiu vídeos musicais para The Fall, Malcolm McLaren, Salt Tank e Future Sound of London, entre outros e, com o artista Buggy G Riphead, projetou o computador do navio para o longa Lost in Space. É citado em inúmeras publicações e veículos de comunicação, entre os quais The Times Educational Supplement, Libération, The Assignment, Trace, Transculturalism, BBC Money Programme, The Guardian, Management Today e The Times. Graham tem quatro filhos e vive em Londres, Reino Unido.

 

Sobre a Fotógrafa – Newsha Tavakolian

 

Newsha Tavakolian (nascida em 1981 em Teerã, Irã) iniciou sua carreira profissional na imprensa iraniana aos 16 anos. Lutou muito para conseguir o cargo de fotógrafa em tempo integral no Zan, jornal diário para o público feminino, em uma época em que isso era quase impossível uma vez que só havia cinco fotojornalistas profissionais. Aos 18 anos, foi a fotógrafa mais jovem de um grupo formado predominantemente por profissionais do sexo masculino a cobrir os protestos estudantis ocorridos em 1999, os mais intensos desde a Revolução Islâmica de 1979. Durante uma semana, suas imagens ocuparam as primeiras páginas do jornal reformista mais importante daquela época, o Neshat. Aos 21 anos, começou a trabalhar para a mídia internacional cobrindo guerras, desastres naturais e documentários de cunho social no Iraque, Líbano, Síria, Arábia Saudita, Paquistão e Iêmen, quando teve seus trabalhos publicados em revistas e jornais renomados como Time Magazine, Newsweek, Stern, Le Figaro, Colors, The New York Times, Der Spiegel, Le Monde, NRC Handelsblad e New York Times Magazine. Aos 26 anos, foi contratada para trabalhar para a National Geographic e uma de suas fotos foi capa da edição europeia de agosto de 2008. Nesse mesmo período, também fundou o grupo RAWIYAH. Em 2009, foi contratada pelo The New York Times para cobrir as eleições gerais no Irã que, devido aos inúmeros protestos e tumultos, dificultavam o trabalho de fotógrafos estrangeiros naquele país. Posteriormente, teve de mudar sua forma de trabalho e deixar de lado o fotojornalismo para se dedicar principalmente a documentários e fotografia artística com foco em questões femininas. Em 2012, publicou seu primeiro livro pela editora Gilgamesh, The Fifth Pillar, que retrata o Hajj, sua peregrinação à cidade de Meca. Nos últimos anos, seu trabalho foi exibido em museus como o Chelsea Art Museum, The British Museum e The Victoria & Albert Museum, que inclusive compraram suas fotos. No futuro próximo, suas fotos serão expostas no LACMA, que adquiriu várias de seus trabalhos, e no The Boston Museum of Fine Arts, onde seu material será exibido mediante empréstimo.

 

 

 

FINAL PAPERBACKCOVER.jpg

 

gbm-by-newsha.jpg

 

Newsha.jpg

EducaçãoS2 PublicomTecnologiaWise