7 dicas sobre o uso de papel de parede
Studio Mario Bros 
Clique na imagem para fazer o Download...
Ambientes muito pequenos ou muito grandes - Projeto Bernacki Arquitetura
Alta | Web
Studio Mario Bros 
Clique na imagem para fazer o Download...
Uma parede destaque - Projeto Bernacki Arquitetura.
Alta | Web
Divulgação 
Clique na imagem para fazer o Download...
Papel de parede no teto
Alta | Web
Divulgação 
Clique na imagem para fazer o Download...
Iluminação valoriza o papel de parede - Projeto Vinícius Trevisan
Alta | Web
Divulgação 
Clique na imagem para fazer o Download...
Rasgos de gesso no teto com papel de parede - Projeto Vinícius Trevisan
Alta | Web
Studio Mario Bros 
Clique na imagem para fazer o Download...
Papel de parede na cabeceira da cama - Projeto Bernacki Arquitetura.
Alta | Web
Divulgação 
Clique na imagem para fazer o Download...
Papel de parede 3D - Show Room da Adornié Ambientes
Alta | Web

Não existe certo e errado na hora de escolher e usar um papel de parede, mas alguns cuidados são necessários e com bom senso e bom gosto, a criatividade pode dar vida a projetos totalmente inovadores, bonitos e sofisticados.
 

1) Ambientes muito pequenos ou muito grandes


Quando o ambiente é pequeno, o indicado é evitar estampas muito grandes, pois elas fecham ainda mais o espaço, dando a impressão de que ele é menor. Já em ambientes muito grandes vale o oposto, deve-se evitar estampas miúdas.


2) Uma parede destaque 


Uma boa opção para quem não quer errar é destacar uma parede com um papel de parede mais marcante, “pode-se deixar as demais paredes em texturas e cores mais neutras e investir em um papel bem diferente para a parede principal”, explica a arquiteta Denise Bernacki, da Bernacki Arquitetura. 


3) Papel de parede no teto


“Aplicar papel de parede no teto é uma tendência que já se vê no exterior e está chegando, ainda que timidamente, no Brasil, tanto os lisos quanto os estampados”, explica Gustavo Celante, sócio proprietário da Adornié Ambientes, loja especializada em papel de parede, cortinas e persianas em Curitiba (PR). Outro artifício que alguns arquitetos também vêm usando é descer do teto uma faixa do papel de parede, como se fosse um rodapé invertido, que gera um efeito único no ambiente. 


4) Iluminação valoriza o papel de parede


“Associar o papel de parede a uma iluminação que o valorize, transforma o material e o ambiente”, afirma Gustavo. As arquitetas Aline e Denise Bernacki reforçam esse posicionamento e explicam que “ela pode dar um ar teatral ao papel e ser trabalhada de diferentes formas dependendo do que se espera. Pode ser colocada uma luminária ou ser projetado um efeito que venha do teto com lâmpadas dicróicas ou fita de LED, por exemplo, que ilumina toda a área do produto”.


5) Rasgos de gesso no teto com papel de parede


Essa proposta vai além do uso convencional do papel de parede em paredes inteiras ou regiões específicas. O arquiteto Vinícius Trevisan explica que “os recortes e sancas em gesso recebem aplicação de papel de parede garantindo ousadia e efeito plástico e podem ser usados em diversos ambientes, conforme sua proposta e gosto dos clientes”. A iluminação valoriza ainda mais a técnica, que pode ser feita vindo desde a parede até o teto, dando continuidade visual ao contexto.


6) Papel de parede na cabeceira da cama


Essa é uma técnica que muda completamente a decoração do quarto e pode valorizar seu ponto central: a cama. “Aplicar papel de parede na parede da cabeceira da cama dá um aconchego extra ao espaço, complementa a cor geral do quarto e também serve como acabamento”, explica a arquiteta Aline Bernacki.


7) Papel de parede 3D


Os papéis de parede 3D têm efeitos de profundidade, movimento e luminosidade que imitam perfeitamente os revestimentos de pedra, tijolo à vista e madeira, além de modelos estilizados de tecidos e arabescos, por exemplo. Mesmo sendo um produto com efeitos incríveis, o arquiteto Vinícius Trevisan chama atenção para alguns cuidados, “para trabalhar com papel de parede 3D é preciso tomar cuidado para que ele não ofusque o brilho de outras informações do ambiente e também cuidar com área em que há permanência prolongada, como em escritórios e suítes”.

 

Sobre a Adornié Ambientes


A Adornié Ambientes, localizada em região nobre de Curitiba (PR), se destaca no mercado de cortinas, persianas e papéis de parede oferecendo produtos de alto padrão e serviços personalizados na instalação dos mesmos.  A loja comercializa papéis de parede importados, muitos deles exclusivos, e trabalha com o público em geral, além de atender diretamente projetos de arquitetos e decoradores. O casal proprietário, Gustavo e Tathyane Celante, estão constantemente atualizando seus mostruários e apostando em novas tendências, como papéis de parede 3D e papel fotográfico decorativo.

Serviços:
Adornié Ambientes
Tel: (41) 3014-6180
Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 847 – Centro – Curitiba
atendimento@adornie.com.br
www.adornie.com.br
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 9h às 19h e sábado das 9h às 15h 

Laryssa Mattos
Jornalista
laryssa@bgcomunicacao.com.br
41 3203-1894 / 41 3206-4213
ADORNIÉArquitetura E ConstruçãoBG ComunicaçãoDecoração