Volvo Cars revela conceito de motor Drive-E de 450 hp

Propulsor utiliza tecnologia de três turbos para alcançar alta potência em quatro cilindros

 

A Volvo Cars revela o High Performance Drive-E Powertrain Concept, uma versão conceitual do motor Drive-E de quatro cilindros 2.0 litros, que utiliza tecnologia de três turbos e gera 450 hp. É um projeto que proporciona uma combinação única de potência e eficiência.

 

“Quando lançamos a motorização Drive-E, nosso foco era entregar o motor de quatro cilindros mais avançado da indústria, baseado em baixas emissões e menor consumo de combustível somados ao melhor desempenho. Nós sabíamos que os 320 hp de nossa versão a gasolina eram apenas o ponto de partida. O High Performance Drive-E Powertrain Concept, de 450 hp, demonstra essa ambição e a versatilidade da família de motores Drive-E”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars.

 

O motor-conceito é baseado em uma série de tecnologias normalmente não utilizadas em propulsores de quatro cilindros, e dispõe de dois turbos paralelos, alimentados por um turbocompressor elétrico. O ar desse turbo, em vez de ir diretamente para os cilindros, serve para movimentar os dois turbos paralelos. O combustível é enviado por meio de duas bombas elétricas, com 250 bar de pressão. Essa potência, combinada com o sistema de três turbos e de alimentação de combustível, permite uma condução muito dinâmica, sem nenhum tipo de retardo, se comparado ao sistema com um apenas um turbocompressor.

 

“Há diversos tipos de motores de baixa cilindrada e alta potência que utilizam turbo para gerar muita energia, por parte de outros fabricantes, no entanto a experiência acaba sendo prejudicada por uma resposta lenta do motor. Imaginamos que, com nossa experiência em ser uma das primeiras marcas a oferecer uma gama extensa de motores turbo, desde 1981, poderíamos melhorar isso”, explica Michael Fleiss, vice-presidente de engenharia de motores da Volvo Cars.

 

O High Performance Drive-E Powertrain Concept atraiu a atenção e envolveu fornecedores da Volvo Cars, como a AVL, Denso e a Volvo Polestar Racing, em um estágio mais avançado, o que permitiu o uso de teorias e tecnologias de competição no processo de desenvolvimento.

 

“Esse é um projeto inovador, em que temos uma combinação pioneira de tecnologias em uma mesma aplicação, e como resultado um motor único de alta potência e resposta rápida. Além disso, o tamanho compacto permite melhor distribuição de peso entre o eixo dianteiro e o traseiro, e reduz o centro de gravidade – dois fatores que têm efeito significativo na dirigibilidade, tanto em um carro de corrida como em um veículo de rua”, explica Mattias Evensson, diretor de motores de corrida da Volvo Polestar Racing.

 

“Pode soar estranho, mas o conceito de motor de 450 hp é parte importante do programa de desenvolvimento Drive-E. O downsizing deve oferecer aos consumidores potência de forma atrativa e utilizável, com baixa emissão de poluentes. Motores compactos liberam espaço, reduzem peso na estrutura do carro e permitem a adoção de tecnologias de eletrificação, que reduzem ainda mais as emissões. E isso é nosso objetivo final”, conclui Mertens.

 

Fotos: https://www.media.volvocars.com/global/en-gb/Media/pressreleases/152490/photos

 

Vídeos: https://www.media.volvocars.com/global/en-gb/media/videos/153167/volvo-cars-reveals-450-horsepower-high-performance-drive-e-powertrain-concept9

 

 

 

Assessoria de Imprensa

Rodrigo Leite

Telefone: (11) 3054-3342 / (11) 98525-8641

rleite@kreab.com

 

AutomóveisAutopeçasKreab Gavin Anderson S/AVolvo