Internet é o meio mais popular na busca de emprego

A nova Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho, que traça um panorama sobre contratação, demissão e carreira dos profissionais, divulgada este mês, aponta que 56,3% dos entrevistados costuma usar algum site de classificado de vagas na busca por emprego. A indicação por parte de amigos/contatos profissionais é o segundo meio mais popular, com 55,4%, enquanto o ‘trabalhe conosco’ das empresas ficou em terceiro lugar, com 40,7%.

 

prof

 

 

A internet, inclusive, tem se tornado cada vez mais um meio de grande relevância, também, no aspecto profissional. Questionados se acreditam que o comportamento nas redes sociais pode influenciar no processo seletivo por uma vaga de emprego, 82,5% dos entrevistados responderam que sim, influencia de alguma forma, sendo que a grande maioria (37,8%) crê que a reputação influencia bastante, outros 26,2% que influencia razoavelmente e 18,5% que influencia muito pouco.

 

prof

 

 

Quando olhamos hierarquicamente, quem mais tem se beneficiado das ferramentas online de empregos são os jovens, já que 23,4% dos trainees e 20,5% dos estagiários respondentes da pesquisa conseguiram suas vagas atuais por meio de sites de empregos.

 

prof

 

 

“A grande concorrência do mercado de trabalho e o pleno emprego são fatores que influenciam no comportamento dos trabalhadores, que são levados a procurar outras formas de se recolocar e, a maioria, como mostra a pesquisa, já percebeu que a internet é uma maneira eficaz de alcançar os objetivos pela facilidade, rapidez e grande armazenamento de informações”, ressalta Luís Testa, head de Pesquisa e Estratégia da Catho.

 

Edição 2014 Pesquisa Catho

 

A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros - Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais é uma publicação da Catho, site de empregos líder no Brasil, e é desde 1988, lançada a cada dois anos. Em 2013 passou a ter publicação anual.

 

O levantamento contou com 26.459 respondentes de todo o Brasil. Do total de respondentes, 65% estão empregados; sendo que 35,9% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários). A pesquisa foi feita no período de 16/3 a 31/3 março de 2014.

 

Sobre a Catho

 

A Catho tem como objetivo principal facilitar contratações, funcionando como um canal entre o candidato que busca novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Todos os meses, mais de 12 mil contratações são realizadas por meio do site, que hoje tem mais de 280 mil vagas de emprego anunciadas. Atualmente, a Catho oferece produtos direcionados aos profissionais, como Análise e Elaboração de Currículo, Simulação de Entrevista e Cursos Online, bem como soluções para as empresas, como a Atração dos Melhores e o Recrutamento Perfeito.

 

Catho OnlineFSB ComunicaçõesMercado De TrabalhoRecursos Humanos