Fonte - Preservação do Patrimônio Arquitetônico

 

Somos da assessoria de comunicação da Kruchin Arquitetura, escritório sediado em SP e pioneiro na área de preservação e restauro no âmbito privado. Gostaríamos de disponibilizar como fonte em pautas sobre Patrimônio Arquitetônico, História da Arquitetura, Preservação e Restauro os profissionais do escritório.

 

Hoje a Kruchin Arquitetura é a responsável por dois dos mais importantes projetos de restauro em andamento no Brasil: o Palácio da Justiça, provavelmente a maior obra de restauro já feita no país, e o Edifício Sampaio Moreira, um dos primeiros arranha-céus da cidade e futura sede da Secretaria Municipal de Cultura. No passado, o escritório assinou obras de restauro reconhecidas como a Bolsa do Café, em Santos, e do Cine Marabá, em São Paulo.

 

Abaixo um perfil do arquiteto Samuel Kruchin, titular do escritório, e da Kruchin Arquitetura.

 

 

 

Sobre Samuel Kruchin

 

Samuel Kruchin é titular da KRUCHIN arquitetura – um dos primeiros escritórios a trabalhar, no âmbito privado, com a área de preservação e restauro. Além das intervenções de restauro – entendidas como prática de arquitetura contemporânea –, o atelier trabalha ainda com o desenvolvimento de planos urbanísticos, desenho de mobiliário, entre outros projetos para programas que se estendem de residências a edificações institucionais, e espaços comerciais, objeto de publicações futuras. Entre os projetos premiados estão: o “EEPG Barão de Monte Santo”, pelo IAB-SP; o Prêmio Categoria Patrimônio Arquitetônico, pela 3ª Bienal Internacional de São Paulo (1997); o projeto “João Cabral: Um Memorial à Poesia Brasileira”, pela 5ª Bienal Internacional de São Paulo (2003); e a “Fábrica Santa Helena”, pela Revista Arquitetura & Construção (O Melhor da Arquitetura 2011). Das iniciativas pioneiras destaca-se a formatação de cursos específicos, tanto na graduação quanto na pós-graduação, visando o aperfeiçoamento técnico dos estudantes e dos profissionais na área de preservação e restauro. Entre as publicações já realizadas estão: “KRUCHIN”, com conjunto de obras em aço, editado pela J.J. Carol em 2006, e “1000x Architecture of the Americas”, edição de 2008 pela Braun (Alemanha).

Sobre a KRUCHIN Arquitetura

 

A KRUCHIN Arquitetura, escritório localizado em São Paulo e comandado pelo arquiteto Samuel Kruchin, atua em diferentes segmentos da Arquitetura, como em edifícios institucionais, residenciais e corporativos caracterizados por um estilo contemporâneo, com foco na experimentação arquitetônica mostrando os processos de trabalho e os conceitos adotados para cada caso. Somando a este currículo, projetos de urbanismo e uma extensa experiência em projetos de preservação e restauro. Além disso, também conta com uma sólida produção acadêmica acerca dos inúmeros temas que o rodeiam. O escritório, ao longo de quase três décadas de atuação, angariou prêmios do IAB-SP, pelo projeto “EEPG Barão de Monte Santo”, o prêmio Categoria Patrimônio Arquitetônico pela 3ª Bienal Internacional de São Paulo (1997), da 5ª Bienal Internacional de São Paulo (2003) pelo projeto “João Cabral: Um Memorial à Poesia Brasileira”, e pela Revista Arquitetura & Construção (O Melhor da Arquitetura 2011) com a “Fábrica Santa Helena”. Em Preservação e Restauro, a KRUCHIN Arquitetura foi um dos primeiros escritórios no âmbito privado com atuação reconhecida, e as intervenções de restauro são entendidas como prática de arquitetura contemporânea. O escritório trabalha ainda com o desenvolvimento de planos urbanísticos, desenho de mobiliário, entre outros projetos para programas que se estendem de residências a edificações institucionais, e espaços comerciais. Dentro da Produção Acadêmica, destacam-se iniciativas pioneiras como a formatação de cursos específicos, tanto na graduação quanto na pós-graduação, visando o aperfeiçoamento técnico dos estudantes e dos profissionais na área de preservação e restauro. Entre as publicações já realizadas estão: “KRUCHIN”, com conjunto de obras em aço, editado pela J.J. Carol em 2006, “1000x Architecture of the Americas”, edição de 2008 pela Braun (Alemanha), e “KRUCHIN: uma poética da história ‐ obra de restauro”, editado pela C4. www.kruchin.arq.br

Arquitetura E ConstruçãoHistória - Fatos E PersonalidadesKruchin ArquiteturaMarqueterie