Pesquisa de satisfação sobre as cias aéreas brasileiras


PiniOn (plataforma mobile crowdsourcing de coleta e análise de dados para pesquisas de mercado, experiências de consumo e etnográficas) realizou uma pesquisa sobre as principais companhias aéreas brasileiras, com o público de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

 

Para os paulistas, a Avianca foi a melhor avaliada, enquanto para os cariocas e brasilienses, a Azul oferece o melhor serviço.


A TAM foi apontadas nas três capitais como a companhia que oferece as passagens mais caras.
O processo de reembolso, apesar de não ser muito frequente, foi um dos itens avaliados negativamente por boa parte dos usuários.

 

Outros resultados interessantes da pesquisa:

 

Central de Atendimento: num índice que vai de “ótimo” a “péssimo”, no geral, os usuários avaliaram positivamente as centrais de atendimento das companhias aéreas. A Avianca foi a companhia que se destacou, com 68% em Brasília, 62% no Rio de Janeiro e 57% em São Paulo.

 

Pontualidade: para 60% dos paulistas e 69% dos brasilienses, a TAM é considerada a mais pontual dentre as companhias citadas. Já para os cariocas, a Avianca se destaca como mais pontual, com 59% das avaliações.

 

Serviços de Bordo: Em Brasília e no Rio de Janeiro, 46% dos participantes de ambas cidades, disseram que o serviço de bordo da Azul é ótimo; já na capital paulista, as melhores avaliações ficaram com Azul (33%) e Avianca (32%).

 

Recomendação: Em São Paulo, por exemplo, a Avianca é a empresa mais recomendada por 79% dos paulistas. Já no Rio de Janeiro e em Brasília, a Azul é a companhia aérea melhor avaliada, 83% pelos brasilienses e  80% pelos cariocas.  Para ambos, a GOL é a companhia aérea citada com maior índice de não recomendação com 13% no Rio de Janeiro, 11% em São Paulo e 10% em Brasília.

 

Preço: 50% dos paulistas e cariocas consideram a TAM a companhia mais cara, já para os brasilienses esse índice é de 45%. Em Brasília, 23% consideram a GOL como a mais barata, no Rio de Janeiro 23% destacaram a Azul e em São Paulo 22% consideraram a Avianca como a companhia aérea mais barata.

 

Cuidado com bagagens: Em Brasília, por exemplo, 37% consideram a Azul a companhia que toma mais cuidado com as bagagens. Para 63% dos brasilienses, a Avianca é considerada pouco cuidadosa com os pertences. No Rio, Azul (48%) e Avianca (45%) se destacam pelos cuidados com as bagagens. A GOL foi citada por 22% dos cariocas como a empresa pouco cuidadosa. Em São Paulo, Azul (43%) e Avianca (42%) também foram destacadas como as que mais cuidadosas. Já o pior índice novamente ficou para a GOL, 18% dos paulistas avaliaram a companhia como pouco cuidadosa com as bagagens dos passageiros.
 

*Pesquisa em São Paulo – 420 pessoas

*Pesquisa em Brasília – 100 pessoas

*Pesquisa no Rio de Janeiro – 230 pessoas
 

O serviço de SAC, preços, cuidado com as bagagens, remarcação de passagens, reembolso, promoções, entre outros pontos, também foram abordados na pesquisa.

 

Caso você tenha interesse, por favor,  avise, que enviaremos o levantamento completo das três cidades para a sua avaliação.

 

Sobre a empresa

 

PiniOn (www.pinion.com.br) - Plataforma que combina tecnologia mobile e o crowdsourcing, que capta a opinião a respeito de marcas e temas diversos bem como insights criativos de seus usuários durante o momento de consumo. Por meio do aplicativo mobile, as empresas oferecem aos usuários missões que geram recompensas aos participantes, de acordo com a complexidade de cada atividade. O PiniOn possibilita que os tomadores de decisão das companhias possam ter uma visão dinâmica e continua da opinião dos consumidores e seus públicos, e fornece dados para as empresas que podem ser decisivos na elaboração de suas estratégias . A plataforma já conta com 110 mil usuários cadastrados e mais de 500 mil respostas aprovadas.

 

 

AviaçãoNegóciosNR - 7 ComunicaçãoPiniOn