Universidade Belas Artes expõe "Prêmio Brasil Criativo"

 

Clandestino Streetfood – Projeto da categoria Gastronomia que estará em exposição

 

 Projetos selecionados para concorrer à premiação estarão em Mostra no Espaço di Grado até o dia 17 de dezembro

 

O Centro Universitário Belas Artes apresenta, a partir do dia 4 de dezembro, a exposição “Prêmio Brasil Criativo”, iniciativa idealizada e realizada pela ProjectHub, rede global para empreendedores criativos,

 

O evento é a premiação oficial da Economia Criativa Brasileira, apresentado pelo Ministério da Cultura e pela 3M, com o patrocínio do SEBRAE e apoio do Itaú Cultural. O Prêmio Brasil Criativo reconhece o que há de mais inovador em 22 setores da economia brasileira, que movimentam cerca de 104 bilhões de reais (IBGE, 2011). A premiação acontece no dia três de dezembro, no Auditório do Ibirapuera.

 

“Anualmente, no mundo, a economia criativa cresce com taxas acima da economia tradicional, que pautou o desenvolvimento do século XX, mas esse crescimento está concentrado nos países desenvolvidos. Agora, é a hora do Brasil ser reconhecido como a grande nação criativa do mundo”, diz Lucas Foster, um dos idealizadores e coordenador-geral da premiação.

 

 Na Mostra estarão expostos 22 projetos, que foram escolhidos dentre os 132 semifinalistas. Foster explica que para definir os selecionados para a exposição, foram analisados aspectos relacionados a diversidade de Estados, a possibilidade expositiva e as informações recebidas de cada um. 

 

Os projetos estarão expostos no Espaço Di Grado, localizado na Unidade 2 do Centro Universitário.

 

A criatividade é uma das características mais fortes da Belas Artes, que está alinhada com os novos rumos da economia do país. Dos 14 segmentos de atuação considerados pela economia criativa, 10 são contemplados na Instituição. Os projetos ficarão em exposição até o dia 17 de dezembro.

 

                                                                           

 

“EcoVila da Lagoa”, projeto em exposição da Categoria Arquitetura

 

Um modelo (Opensource) de ocupação habitacional nos moldes de uma ecovila, sistematizando, catalogando e criando um documento para que esse modelo ganhe escala e promova um desenvolvimento regional, descentralizado necessidades e diminuindo a dependência do Estado.

 

                                                                            

 

 “Mola”, projeto em exposição da Categoria Design

 

 O projeto é um "Lego" para arquitetos e engenheiros, que simula o comportamento de estruturas reais. Trata-se de uma maneira experimental de estudar e ensinar o comportamento das estruturas arquitetônicas, permitindo ao usuário montar, visualizar e sentir as estruturas com as próprias mãos. 

 

EXPOSIÇÃO “PRÊMIO BRASIL CRIATIVO”

ENTRADA GRATUITA

Visitação: 04/12 a 17/12

Abertura: 04/12 a partir das 19h

05/12 a 17/12: seg. a sex., das 10h às 20h 

Local: Espaço Di Grado

Endereço: Unidade 2 - Rua Dr. Álvaro Alvim, 90, Vila Mariana, São Paulo – SP

 

Sobre o Centro Universitário Belas Artes de SP

 

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, fundado em 23 de Setembro de 1925, desde seu inicio, ainda com o nome Escola de Belas Artes, proporcionou um espaço para o diálogo, troca de conhecimento, desenvolvimento da criatividade e expressão pessoal. Na década de 30, a Escola criou um forte laço com a Pinacoteca do Estado de S. Paulo, ficando responsável por seu acervo durante sete anos e até, no período de 44 anos dividiram o mesmo prédio. Atualmente, o Centro Universitário conta com três unidades, todas localizadas no bairro Vila Mariana, em São Paulo.

 

A criatividade continua como a característica mais forte da Instituição, que está alinhada com os novos rumos da economia do país. A indústria criativa movimentou R$ 110 bilhões em 2011, segundo estudo recente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), que considerava estudos da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Dos 14 segmentos de atuação considerados pela economia criativa, 10 são contemplados na Belas Artes. Ao todo a Instituição oferece 12 opções de graduação e 16 em pós-graduação.

 

Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, a qualificação dos professores e a infraestrutura completa, com uma Biblioteca que oferece mais de 140.000 títulos, laboratórios de última geração, entre outros. Além disso, a Belas Artes oferece apoio e experiência de mercado aos alunos, através do programa de Coaching e a vivência em diversos tipos de projetos nos programas da central de extensão. Estes são aspectos favoráveis à formação diferenciada do futuro profissional, que poderá exercer a carreira escolhida com competência e personalidade.

 

www.belasartes.br

 

 Sobre o Prêmio Brasil Criativo

 

O Prêmio Brasil Criativo é apresentado pelo Ministério da Cultura, 3M e patrocinado pelo Sebrae, e conta com o apoio do Catraca Livre, do Brasil Post, da youPIX, da Superinteressante e do Itaú Cultural. A iniciativa e realização é da ProjectHub, uma rede global, fundada no Brasil, para empreendedores criativos impactarem positivamente a vida das pessoas. A produção, por sua vez, fica por conta da produtora Muda Cultural. O Prêmio Brasil Criativo irá abranger os cinco campos de interesse da economia criativa: Criações Culturais e Funcionais, Audiovisual e Literatura, Patrimônios, Artes de espetáculo e Expressões culturais além do prêmio de Reconhecimento por Trabalho Consagrado. Acontecerá em 5 diferentes etapas, sendo a primeira dela as inscrições on-line, seguida por uma primeira seleção realizada pelos curadores, uma segunda eleição por voto popular na internet, e a seleção final, na qual os curadores escolherão um trabalho de cada categoria. O evento tem seu ponto alto na cerimônia de premiação, a ser realizada no Auditório Ibirapuera, no dia 3 de dezembro.

 

Artes PlásticasBelas ArtesCulturaMarqueterie