Museu da Pessoa nos 461 anos de São Paulo

São Paulo completa 461 anos no próximo dia 25 de janeiro e, em comemoração ao aniversário da cidade, o Museu da Pessoa criou uma coleção especial, intitulada São Paulo em Outros Tempos. A homenagem representa uma viagem pelo tempo em imagens de pessoas que viveram nos locais que hoje são referências e que marcaram a história da metrópole. Os visitantes também têm a oportunidade de acessar outros projetos que valorizam as memórias paulistanas, contando as trajetórias do tradicional comércio e de ilustres e anônimos nascidos ou residentes da terra da garoa, que atualmente abriga mais de 11 milhões de pessoas.

 

Além de conferir o material disponibilizado no portal, os apaixonados por São Paulo estão convidados a contar os momentos vividos na capital paulista. Basta acessar o site www.museudapessoa.net e clicar na aba Conte sua História. Através da plataforma, é permitido que as histórias sejam escritas e documentos como fotos e vídeos sejam anexados e encaminhados para serem incluídos no acervo do museu. “Trata-se de uma maneira diferente de homenagear a cidade. Dividimos com o público o nosso acervo e ele também pode dividir conosco o seu acervo pessoal e familiar, transformando-o em curador e acervo ao mesmo tempo”, diz Karen Worcman, diretora e fundadora do Museu da Pessoa.  Os interessados em fazer parte do acervo devem encaminhar as narrativas até o dia 20 de janeiro e, as melhores, ganharão destaque nos canais de comunicação do museu.

 

Mostra de vídeos e roda de histórias: O Museu da Pessoa também abre suas portas para uma mostra de vídeos de depoentes que nasceram e moraram na metrópole. Também será realizada uma roda de histórias comandada pela historiadora Neuza Guerreiro de Carvalho, uma das primeiras depoentes do museu, e que desde 1930 vive em São Paulo. A mostra de vídeos acontece no estúdio do Museu, das 10h às 13h. Já a roda de histórias será realizada das 11h às 13h.

 

Local: Rua Natingui, 1100 – Vila Madalena – São Paulo
Data: 25 de janeiro
Horário: 10h às 13h

 

Sobre o Museu da Pessoa


Tem por objetivo democratizar a construção da memória social por meio da valorização de histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. O material coletado é organizado e disseminado por meio de produtos culturais como livros, exposições, documentários, sites etc., e utilizado posteriormente em projetos socioculturais, colaborando com a transformação da cultura e dos valores, promovendo o diálogo e contribuindo na difusão das memórias individuais e coletivas. Em 20 anos de atuação, o Museu da Pessoa inspirou a criação de três outros museus, em Portugal, Canadá e EUA. Hoje conta com um acervo de 16 mil depoimentos de histórias de vida e 72 mil documentos e imagens que contam a história de instituições, cidades e de grupos sociais diversos.

 

 

Artes PlásticasCidadesHolofote Comunicação ltdaMuseu da Pessoa