Como a alimentação pode aliviar os sintomas da gripe

 

Optar por um cardápio variado e nutritivo pode manter a imunidade durante o outono e, assim, prevenir uma gripe ou resfriado 

 

Uma alimentação balanceada é essencial para manter o corpo saudável. Com a chegada do outono e de temperaturas mais frias, é importante manter o sistema imunológico forte para prevenir gripes e resfriados. Se o vírus da gripe for transmitido, veja como a alimentação é fator importante para contribuir com o alívio dos principais sintomas como febre, coriza e dores no corpo.

 

Como medida preventiva, o primeiro passo é manter o corpo hidratado a base de bebidas como água e chás1. O leite é também um aliado, pois contém vitaminas essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico2.

 

Além da hidratação, focar em uma alimentação balanceada e variada ajuda a manter a imunidade alta. Porém, uma vez gripado, há alguns alimentos específicos que podem ajudar no alívio dos principais sintomas da gripe:

 

- Canja de galinha: ajuda na diluição do muco, além de evitar a desidratação. A sopa também tem propriedades anti-inflamatórias1.


- Frutas cítricas: ricas em vitamina C, associado à melhora do sistema imunológico. Alguns estudos afirmam que a vitamina pode reduzir a duração da gripe2


- Verduras: as folhas verde-escuras, como espinafre e brócolis, contêm vários nutrientes que ajudam no combate à gripe2.


- Carnes magras: contêm zinco, que protege o corpo de infecções2.  

 

Mesmo com uma boa alimentação e hidratação, o contágio pode ocorrer e, nestes casos, medicamentos indicados para ajudar a aliviar os sintomas das gripes e resfriados.  Um exemplo é o MultiGrip®, da Multilab, companhia adquirida pela Takeda, que possui múltipla ação para combater os sintomas da doença.

 

Referências:

 

1 Diversos autores. Natural cold and flu remedies. Revisado por Nazario, Brunilda. 2015/01/09. Disponível em: <http://www.webmd.com/cold-and-flu/ss/slideshow-natural-cold-and-flu-remedies>. Acessado em 09/02/2015.


2 Magge, Elaine. 7 day menu for cold and flu season. Revisado por: Cassoobhoy, Arefa. Disponível em: <http://www.webmd.com/cold-and-flu/features/7-day-menu-for-cold-and-flu-season>. Acessado em 09/02/2015.

 

Sobre MultiGrip®:

 

MultiGrip® é um medicamento para os múltiplos sintomas com ação em congestão nasal, coriza, febre, cefaleia, dores musculares e demais sintomas típicos das gripes e resfriados². Presente no mercado brasileiro desde 2002, fabricado por Multilab, uma empresa do grupo Takeda, o medicamento está disponível nas apresentações: caixa (20 cápsulas), blíster avulso (10 e 4 cápsulas), sachê (sabor limão com mel e laranja), solução oral e solução oral-gotas (15 ml) com aroma de frutas vermelhas. Classificado como medicamento isento de prescrição (MIP), MultiGrip® é líder contra os sintomas da gripe³.

 

MULTIGRIP®

 

Multigripâ cápsula, solução oral e granulado paracetamol, maleato de clorfeniramina, cloridrato de fenilefrina. Indicações: MultiGrip® é indicado no tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. MultiGrip® é destinado ao alívio da congestão nasal, coriza, febre, dor de cabeça e dores musculares presentes nos estados gripais.

 

MULTIGRIP® É UM MEDICAMENTO. DURANTE SEU USO, NÃO DIRIJA VEÍCULOS OU OPERE MÁQUINAS, POIS SUA AGILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

 

Informações sobre a Takeda:

 

A Takeda Brasil, com sedes nas cidades de Jaguariúna e São Paulo, é uma companhia farmacêutica global com centro das atividades em Osaka, no Japão. Fundada há 233 anos, hoje é uma das 15 maiores farmacêuticas do mundo graças ao esforço continuo de seus 31.000 colaboradores.

 

A empresa tem presença comercial em mais de 70 países, sendo especialmente forte na Ásia, América do Norte, Europa e Mercados Emergentes, incluindo América Latina, Russia-CIS e China. As áreas de atuação são o sistema nervoso central, cardiovascular e metabólica, gastrenterologia, oncologia e vacinas.

 

A Takeda é uma companhia global baseada em pesquisa com foco em produtos farmacêuticos. Como a maior empresa farmacêutica do Japão e uma das líderes globais da indústria, a Takeda está empenhada em lutar por melhores condições de saúde para as pessoas em todo o mundo, por meio da inovação em medicina. Através de aquisições estratégicas, a Takeda vem se transformando e ampliando sua experiência terapêutica e abrangência geográfica.

 

No Brasil, a Takeda conta com quase 2.000 colaboradores. A área de OTC (medicamentos isentos de prescrição) representa mais de 40% do faturamento da companhia e tem no portfólio produtos conhecidos como Neosaldina® (analgésico), Eparema® (digestivo) e Nebacetin® (antibactericida). Em sua área Rx (medicamentos de prescrição médica), as principais especialidades atendidas pela Takeda são: gastroenterologia, otorrinolaringologia, pneumologia, imunologia, alergia e respiratória. A empresa prepara-se para lançar nos próximos anos medicamentos para novas áreas terapêuticas como oncologia e cardiometabólica.

 

A afiliada no Brasil adquiriu em julho de 2012 o laboratório nacional Multilab - com portfólio focado em medicamentos OTC, genéricos e genéricos de marca – com o objetivo de diversificar a carteira de produtos da companhia e aproximar-se ainda mais da nova classe média.

 

Há informações adicionais sobre a Takeda Brasil no site corporativo da empresa: http://www.takedabrasil.com

Burson MarstellerQualidade de VidaSaúdeTakeda