Autoridades avaliam evolução de obras para as olimpíadas

O Parque Olímpico da Barra e a Vila Olímpica e Paraolímpica receberam na última quinta-feira (12.03) a visita do secretário executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e da presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior.

 

A comitiva foi ver o andamento das obras das duas instalações. A primeira parte da visita foi na Vila Olímpica, onde o trio pôde conhecer uma unidade decorada, além de uma maquete e um mirante.

 

Depois, Leyser, Paes e Belchior partiram para o Parque Olímpico, uma das principais instalações dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016. Eles passaram rapidamente pelas Arenas Cariocas, pela Arena do Futuro e visitaram um dos mirantes do local, que dá boas condições de visualização do Centro Aquático, do Centro de Tênis e do Velódromo.

 

“As obras estão no prazo ou adiantadas. Eu vim justamente para ver o que precisa da Caixa para que tudo ande no ritmo adequado e para que o Brasil entregue toda a estrutura necessária no prazo estabelecido, assim como na Copa. As obras estão adiantadas e o prefeito me tranquilizou em relação a como estão as coisas”, afirmou Miriam Belchior.

 

Evolução das obras

 

A Empresa Olímpica Municipal (EOM) divulgou uma atualização do estágio de cada uma das obras do Parque Olímpico da Barra. Confira:

 

Infraestrutura
 

O trabalho nas redes subterrâneas chegou a 80% de conclusão. Foram colocados mais de 10,5 km de redes de drenagem (extensão equivalente a 3,5 vezes a praia de Ipanema), 6,77 km de redes de esgoto, 9,2km de redes de água, 6,5km de redes de incêndio, 7,92km de rede de iluminação, 12km de rede de média tensão e 24,2km de redes de telecomunicações. Estão em andamento as obras dos estacionamentos, da Via Olímpica, dos terraços para espectadores e a recuperação das margens da lagoa.

 

Arenas Cariocas 1, 2 e 3
 

Fase final de montagem das estruturas de concreto pré-moldado e da cobertura metálica. Nas arenas 1, 2 e 3, as áreas de competição estão prontas e no pavilhão 1, em andamento. Na Arena Carioca 3, a cobertura metálica está pronta e começou em janeiro a colocação dos pilares de madeira da fachada. Serão 285 pilares de madeira de pinho tratada em autoclave, o que aumenta resistência e durabilidade. O material foi produzido na Europa e trazido em módulos para o Brasil. Entre os pilares, haverá de telas de alumínio com formato sinuoso. Os serviços de alvenaria, instalações e revestimentos estão em andamento nas três arenas.

 

Centro de Tênis
 

A última etapa da construção da estrutura de concreto da arquibancada da arena principal está na fase final, com a montagem das vigas do terceiro nível. A armação do fosso dos fotógrafos da arena principal foi concluída e estão em andamento os serviços de alvenaria e instalações. Nas quadras de 5 mil e 3 mil lugares, as lajes das arquibancadas temporárias foram concluídas. A execução da base dos pisos das áreas de competição e as redes de infraestrutura estão em andamento.

 

Velódromo
 

As obras de fundação estão em fase final. A montagem da estrutura de concreto pré-moldado está em andamento, com a colocação de pilares e vigas. A concretagem da laje da pista já foi iniciada.

 

Arena do Futuro
 

A montagem da estrutura metálica e das telhas da cobertura, e o fechamento lateral metálico foram concluídos. Estão em andamento a montagem da arquibancada pré-moldada, a concretagem da laje de piso, os serviços de alvenaria e a execução das redes internas de infraestrutura.

 

Centro Aquático
 

A montagem da estrutura metálica da arquibancada e da cobertura da piscina principal está na fase final. Estão em andamento os serviços de instalações, alvenaria e a escavação da piscina de aquecimento.

 

Centro Internacional de Transmissão (IBC)
 

A montagem da estrutura metálica do prédio e a concretagem das lajes estão na fase final. A montagem da cobertura foi concluída e estão em andamento a impermeabilização dos reservatórios e a execução da alvenaria dos banheiros, instalações, escadas metálicas internas e paredes internas e externas. Galerias técnicas estão sendo montadas nas fachadas leste e oeste.

 

Centro Principal de Mídia (MPC)
 

As obras de fundações, contenções e concretagem do segundo pavimento foram finalizadas.  Estão em andamento a estrutura de concreto da 11ª laje da torre, os serviços de alvenaria, instalações prediais, montagem dos dutos de ar condicionado e a montagem da fachada de vidro.

 

Hotel
 

As obras das estruturas de concreto dos núcleos dos elevadores foram concluídas. Estão em andamento a montagem da estrutura metálica do prédio e a laje do 14º pavimento. A fachada de vidro está sendo montada. Nas áreas internas, estão em execução os serviços de alvenaria, instalações prediais e a montagem dos dutos de ar condicionado.

 

Vagner Vargas – brasil2016.gov.br com informações da Empresa Olímpica Municipal

Fotos disponíveis no endereço: http://brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/galeria-de-fotos

 
CidadesEsportes OlímpicosFSB ComunicaçõesMinisterio Do Esporte