Bombas de calor: por que investir nesta tecnologia?

O ano de 2015 demanda algumas medidas para os empreendimentos dado o cenário econômico de aumento de custos que impactam diretamente na lucratividade dos negócios. Para citar alguns ligados ao setor de hospedagem, o aumento dos preços da energia elétrica, dos combustíveis e do gás. Nos últimos meses de acordo com Agência Reguladora de Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), o valor do Gás Natural sofreu um ajuste no custo de produção para as distribuidoras, o que pode impactar no aumento de custo para o usuário final.


Para o setor hoteleiro e também o moteleiro, esses dados podem refletir diretamente na lucratividade das empresas, tendo em vista que alguns estabelecimentos utilizam o gás natural para garantir o funcionamento do sistema de aquecimento de água do local, além de dependerem da energia elétrica para manter o funcionamento. Nessas horas, cabe aos proprietários pensar em uma solução não apenas emergencial, mas que também possa garantir economia efetiva e tranquilidade em relação à manutenção.


Se considerarmos as tecnologias disponíveis no mercado hoje, a que tem o menor custo de operação e maior confiabilidade é a bomba de calor. É exatamente esse tipo de sistema que a Nautilus atua com a marca FASTERM. A empresa foi pioneira e é uma das principais fabricantes desse tipo de produto no Brasil. A FASTERM é especializada no desenvolvimento de soluções econômicas e sustentáveis para o aquecimento de água com as bombas de calor. Essa tecnologia torna-se ainda mais importante se consideramos o aumento na conta de energia anunciado recentemente pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).


O sistema FASTERM é capaz de retirar o calor do ar e transferi-lo para a água, trabalhando a qualquer hora, em qualquer estação do ano. A solução possibilita uma economia de até 75% nas despesas com aquecimento de água para o banho, que em alguns casos é o suficiente para absorver o investimento do equipamento, o que significa que a redução se torna lucro direto na operação. Hoteleiros de todo país têm aderido a essa tecnologia que há tempos já é tendência em países da Europa, além dos Estados Unidos e Canadá. No Brasil podemos citar grandes redes como Accor, Atlantica Hotels e Fasano.  Endossando os benefícios obtidos após instalação na rede Accor, uma das maiores do Brasil, a Fasterm firmou um contrato homologado para fornecimento das bombas de calor em todas as bandeiras da rede (Ibis, Mercure, Novoltel, etc). 


Com um modelo de negócio inovador e atrativo a Fasterm desenvolveu o “risco zero” que permite a instalação para teste por 60 dias sem pagar nada por isso, ou seja, o investimento no sistema pode ser feito com a economia, que é comprovada em contrato. O equipamento usa menos energia elétrica, e, portanto proporciona alta economia. Comparando com o gás, por exemplo, o custo para aquecer a água é 50% menor.


Os equipamentos FASTERM foram desenvolvidos para se adaptar ao sistema já existente no hotel, facilitando a instalação e garantindo ainda mais o aquecimento, já que o sistema atual pode servir como backup e não é necessário executar uma grande obra de instalação, pois os equipamentos foram projetados para que a instalação se ajuste às necessidades empreendimento.


Outro ponto favorável é a redução dos custos para a manutenção do sistema, pois, em comparação com o gás, por exemplo, não é necessário nenhum contrato de assistência técnica com mão de obra especializada.  A conservação das bombas de calor é muito simples. A cada mês, com uma mangueira de baixa pressão (utilizadas em jardins), é possível fazer a limpeza dos evaporadores externos para que o sistema de aquecimento se mantenha perfeito.


Além das vantagens para o gestor do hotel, motel, etc, o sistema garante ainda o benefício aos hóspedes, já que, com as bombas de calor é possível ter o aquecimento da água mais rápido na temperatura desejada, cerca de 55°C. Outro benefício muito valorizado pelo consumidor final é o uso de um processo sustentável, em função de uma tecnologia alimentada por fontes de energia limpa e renovável, que não emitem CO², fumaça ou gases nocivos.


É uma solução viável e totalmente prática para aqueles hoteleiros e moteleiros que desejam não apenas o lucro como também o bem-estar de seus clientes. 

 

Sobre a FASTERM


Divisão comercial da empresa Nautilus®, localizada em Nazaré Paulista, São Paulo, a FASTERM é considerada uma das principais fornecedoras de soluções completas que garantem economia de até 75% no aquecimento de água para hotéis, motéis, clubes, academias, indústrias, escolas e condomínios residenciais.


Nos últimos sete anos, as soluções da FASTERM, como as bombas de calor e outros produtos, se consolidaram no mercado nacional. Hoje, a empresa conta com um grande número e variedade de clientes tais como: redes de hotéis - Accor (Novotel, IBIS e Mercure), Atlantica Hotels (Quality e Comfort Inn), Blue Tree e Fasano; Hotéis - Hotel Grand Prix (São Paulo, SP), Hotel Fazenda Cabreúva (Cabreúva, SP); Motéis - Motel Demy (Embu das Artes, SP), Motel Vianna Castelo (São Paulo, SP), Motel Alvorada (Rio Verde, GO) entre outros; Condomínios residenciais – Itapoan e Vila Rica (Guarujá, SP), Costa Esmeraldo (Macaé, RJ), etc; Hospitais - Albert Einstein (São Paulo, SP), Hospital 9 de Julho (São Paulo, SP), Hospital São Domingos (São Luís, MA), entre outros espalhados pelo Brasil.


Além da economia, a FASTERM se preocupa com o desenvolvimento sustentável e por isso utiliza em seus projetos equipamentos alimentados por fontes de energia limpa e renovável, que não emitem CO², fumaça ou gases nocivos. Mais informações sobre as soluções oferecidas pela FASTERM no site: http://www.fasterm.com.br/Home

BioenergiaFastermHolofote Comunicação ltdaTecnologia