Brasil lança programa para atrair investimentos

Innovate in Brasil tem como foco empresas identificadas pelo Governo brasileiro com potencial de instalar centros de inovação no País


O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançaram nesta terça-feira, dia 31 de março, em Nova York, o programa Innovate in Brasil. O objetivo é atrair a instalação de Centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de empresas multinacionais estrangeiras, novo foco de atuação do Governo brasileiro.


O programa Innovate in Brasil apoia investidores com interesse em instalar centros de P&D no Brasil em quatro setores industriais: energias renováveis, tecnologia da informação e comunicação, petróleo e gás e saúde. Para nortear a estratégia, a Apex-Brasil e o MDIC mapearam mais de 150 empresas com potencial para investimento nesses setores no Brasil. Além de detectar as empresas, o documento fez um raio-x do cenário atual dos principais países que atuam nessas áreas, considerando informações como marcos regulatórios, ambiente de negócios e acesso a financiamento.


O lançamento do programa é o primeiro passo para apresentar as oportunidades brasileiras a especialistas em inovação, executivos de empresas estrangeiras que desenvolvem P&D no Brasil, além de representantes de instituições públicas. A partir de agora, o Governo brasileiro selecionará algumas das empresas mapeadas para mostrar as vantagens de aplicar recursos no Brasil. Outros eventos de apresentação do programa também estão na agenda para 2015.


“Existem três razões para o investidor estrangeiro escolher o Brasil como destino para centros de Pesquisa e Desenvolvimento. O primeiro é que nosso mercado interno não está encolhendo. O segundo é que temos muitos talentos e o número de pessoas que terminam uma faculdade no Brasil cresceu 380% de 1998 a 2012. O terceiro é que o governo oferece diversos incentivos para cada um desses setores”, explicou o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, durante o evento de lançamento Brazil Innovation Forum – realizado em parceria com a revista Foreign Affairs, uma publicação do Council on Foreign Relations (CFR). Para o secretário, além de atrair a implantação de novos centros de pesquisa, o Innovate in Brasil busca também novos projetos a serem desenvolvidos no país.

 

“A Apex-Brasil atua para que o País ocupe posição cada vez mais relevante no cenário internacional, com objetivo de atrair investimentos estrangeiros. A busca por investimentos produtivos, e em especial aqueles intensivos em tecnologia, é uma prioridade para a Agência, que trabalhará de forma sistemática e consistente para isso”, afirmou o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, em seu discurso de abertura no Fórum.

 

Discussões


O evento de lançamento foi dividido em três paineis: Redefindo inovação – o que vem agora; O papel do governo; e Histórias de sucesso. No primeiro, o Chief Executive Officer (CEO) da AES, Andrés Gluski, o gerente geral da IBM na América do Norte, Elly Keinan, e o vice-presidente da Intel, Steve Long, falaram sobre as inovações com potencial para transformar as vidas das pessoas. O painel discutiu o Brasil como um exemplo de inovação reversa.


No segundo momento, o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, a gerente Executiva de Investimentos da Apex-Brasil, Maria Luisa Cravo, o diretor do BNDES Julio Ramundo, e o assessor da FINEP, Luiz Martins de Melo, explicaram as políticas públicas e incentivos do governo brasileiro para atrair centros de pesquisa para o país. Eles responderam perguntas do público sobre como investir no Brasil e os desafios que o país vive no momento.


O terceiro painel, sobre os casos de sucesso de empresas que já investem em P&D no Brasil contou com a presença da gerente geral da EMC2 no Brasil, Karin Breitman, o Diretor da GE, James Maughan, o diretor da Boeing Antonini Puppin-Macedo, e o chefe regional da SAP, Manfred Weis.

 

Ferramentas


O programa Innovate in Brasil disponibiliza informações atualizadas sobre o Brasil para quem procura o lugar ideal para investir em P&D. No site  www.innovateinbrasil.com.br é possível encontrar dados sobre o mercado consumidor interno, qualificação da mão de obra, infraestrutura tecnológica, centros de inovação já existentes no País e incentivos governamentais disponíveis com as especificações de cada um dos setores prioritários.


Além disso, foram elaborados vídeos promocionais, também disponíveis no site, sobre cada área. A ideia é que, em poucos minutos, o investidor possa se informar sobre o Brasil e decidir se o País é um potencial candidato para seu investimento. Em caso positivo, o próximo passo é procurar a Apex-Brasil, que é o ponto focal para atender empresas interessadas em oportunidades de investimentos, sejam em P&D ou em outros setores. A Agência atua desde a primeira visita à empresa até o anúncio do investimento, fornecendo informações, fazendo a aproximação com atores públicos e privados e ainda identificando potenciais locais para a instalação da planta ou centro.  

 

APEX BRASILApexBrasilEconomiaPolítica