O poder da terapia em pacientes com doenças genéticas

​Doenças genéticas estão deixando de ser um tabu para serem objetos de estudo. Seja para detecção de enfermidades hereditárias, formas de melhorar a qualidade de vida dos portadores ou até mesmo de amenizar os sintomas, as soluções encontradas nas pesquisas estão atraindo cada vez mais pacientes em busca de respostas sobre o assunto e maneiras de conviver com as consequências dessas doenças.


Entre as diversas descobertas, a terapia surgiu como importante aliada nos tratamentos aos pacientes e seus familiares e já apresenta casos surpreendentes. Para ajudá-los a lidar com a situação desde a descoberta, a Clínica de Psicanálise, parte do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células Tronco, foi criada. Composto por uma equipe dirigida pelo Dr. Jorge Forbes, psicanalista e médico psiquiatra, o local atende pessoas que buscam diagnóstico, prognóstico e tratamento no Genoma, além de dar assistência às famílias. A ideia é dar ao paciente uma perspectiva diferente em relação à doença, para que ele possa se responsabilizar e se reinventar diante dessa nova realidade.

 


Sobre o Centro de Pesquisas


Criado em 2000, o Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e células-tronco (CEGH-CEL), ligado ao Instituto de Biociências da USP desenvolve pesquisa básica e aplicada ligada ao estudo do genoma humano, doenças genéticas e pesquisas com células-tronco e atende pacientes que precisam de aconselhamento genético. 

 

Sobre Jorge Forbes


Jorge Forbes é psicanalista, médico psiquiatra e um dos principais nomes da Psicanálise Lacaniana. É membro e presidente do Instituto de Psicanálise Lacaniana no Brasil e foi um dos primeiros a falar no ensino de Jacques Lacan no País.


Especialista em assuntos da atual clínica psicanalítica, pós-modernidade e liderança no século XXI, Jorge Forbes é um dos mais renomados pensadores da atualidade e desenvolve de forma ampla e dinâmica, discussões sobre os mais diversos temas que envolvam liderança, os conflitos da época, a mulher e a globalização entre outros temas que lidam com comportamento nas relações pessoais ou profissionais.


Tem artigos publicados no Brasil e no exterior e é autor do livro Inconsciente e Responsabilidade – Psicanálise do Século XXI, pelo qual recebeu o prêmio Jabuti 2013. Também escreveu Você quer o que deseja? e é coautor de A invenção do futuro. Colabora com a grande imprensa, sendo curador e conferencista do Café Filosófico da CPFL – TV Cultura. É também autor do livro Da Palavra ao Gesto do Analista que se tornou objeto de estudo da área e voltou às livrarias com a sua 2ª edição em março de 2015, após 15 anos do seu lançamento.

 

ForbesNR - 7 ComunicaçãoQualidade de VidaSaúde