Plano de carreira aumenta em 66% crescimento profissional

Em uma recente pesquisa realizada pela empresa de Consultoria ETALENT com o apoio do site de recrutamento Catho, constatou-se que 55% das pessoas que afirmam possuirum plano de carreira se sentem felizes ou muito felizes com suas vidas profissionais. Entre os profissionais que não tem um planejamento para suas carreiras, apenas 33% se declaram profissionalmente felizes.

 

Por outro lado, 38% dos entrevistados que não possuem um plano de carreira se declaram pouco ou nada felizes com sua vida profissional. Este nível de insatisfação cai para 23% entre aqueles que contam com um plano de carreira estruturado.

 

Segundo Jorge Matos, Presidente da ETALENT, a insatisfação profissional tem sim uma conexão direta com a existência ou não de um planejamento de carreira. “Planejar-se para conquistar um objetivo é um ótimo combustível para a motivação que precisamos em prol de alcançá-lo.” Para Matos, o planejamento de carreira trás não só benefícios como a satisfação no trabalho, mas sim toda uma forma de enxergar,de forma positiva e estimulante, o seu caminho profissional.

 

Diretor de Marketing da Catho Empresas, Luís Testa alerta as empresas para a os benefícios do plano de carreira. “Ações de retenção de talentos devem ser encaradas como prioritárias dentro das empresas. O profissional, tanto empregado quanto desempregado, quer se sentir seguro com seu futuro e poder planejar melhor seus próximos passos. Sai na frente a empresa que oferece um plano de carreira bem definido ao profissional”.

 

O estudo também apontou que a felicidade na vida profissional aumenta de acordo com a idade. Enquanto 46% dos profissionais até 35 anos se declaram felizes ou muito felizes com sua carreira, este índice sobre para 51% entre os brasileiros na faixa etária acima de 35 anos. Quando analisamos apenas os profissionais que afirmam possuir um plano de carreira, 52% dos entrevistados até 35 anos se declaram felizes contra 60% acima de 35 anos.

 

Outra constatação da pesquisa é um maior índice de felicidade na vida profissional entre os homens (51%) em comparação às mulheres (44%).

 

Matos também cita a importância do autoconhecimento como um grande aliado no planejamento de carreiras. “Uma coisa que não podemos deixar de lado, antes de tudo, é o autoconhecimento. O Indivíduo que não sabe sobre si, onde está não saberá para onde ir.”Para Jorge, não adianta gastar sua energia, seu tempo e seus investimentos em uma trajetória, sem saber se aquilo que você determinou para si está de acordo com as habilidades que o seu comportamento, naturalmente, pode gerar.“Investir no autoconhecimento é economizar nos tropeços futuros que ocorremquando a pessoa se sente perdida com suas escolhas e de repente decide mudar tudo.”

 

O estudo foi realizado com base em 5.294 respostas obtidas por meio de questionário online entre os dias 6 e 13 de março de 2015.

 

Sobre a Catho
 

A Catho tem como objetivo principal facilitar contratações, funcionando como um canal entre o candidato que busca novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Todos os meses, mais de 10 mil contratações são feitas por meio do site, que hoje tem mais de 290 mil vagas de emprego anunciadas. Atualmente, a Catho oferece produtos direcionados aos profissionais, como Análise e Elaboração de Currículo, Guia de Profissões e Salários, Simulação de Entrevista e Cursos Rápidos, bem como soluções para as empresas, como a Atração dos Melhores e o Recrutamento Perfeito.

 

Sobre a ETALENT
 

A ETALENT é uma empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e na educação do comportamento. Desde 1987 vem desenvolvendo um conjunto de soluções inovadoras para potencializar o talento das pessoas e os resultados de organizações de pequeno, médio e grande porte. A empresa conta com uma equipe de 60 colaboradores e um universo de 2 mil clientes, dentre eles Petrobrás, Magazine Luiza, Coca-Cola, Vivo, Oi, Embratel e Rede Globo. Ao longo dos últimos anos, a ETALENT se consolidou como uma das líderes no desenvolvimento de projetos de atração, educação, gestão e manutenção de pessoas. 

CarreirasCatho OnlineFSB ComunicaçõesNegócios