Samsung premia jovens por criação de projeto de reciclagem

Alunos do Rio Grande do Norte são os vencedores nacionais da primeira edição do concurso “Respostas para o Amanhã” e recebem hoje homenagem e premiação 
 

Localizada no interior do Rio Grande do Norte, a cidade de Currais Novos, com cerca de 41 mil habitantes, celebrou na última terça-feira (2) a Educação como fator de transformação e inclusão social. Em uma sessão inédita de cinema ao ar livre, realizada na Escola Estadual Tristão de Barros, a comunidade homenageou os alunos da 3ª série A do Ensino Médio, que em 2014, desenvolveu o projeto “Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor”, com o qual se consagraram vencedores nacionais da primeira edição do concurso “Respostas para o Amanhã”, promovido pela Samsung.



O projeto é resultado do desafio proposto pelo Concurso que motivou jovens de todo o Brasil a responderem “como a Matemática e as Ciências podem melhorar a sua comunidade?”. Amparados nos conhecimentos adquiridos nas aulas de Física, Química, Biologia e Matemática, bem como em pesquisa de campo com a comunidade local, os alunos tiveram a ideia de reaproveitar os resíduos eletrônicos – diminuindo a quantidade de descarte desse tipo de lixo – para construir próteses e protótipos que possibilitariam mais acessibilidade para as pessoas com deficiência.



O grupo desenvolveu três produtos tendo como motivação atender os alunos com necessidades especiais, que frequentam a própria escola Tristão de Barros. O primeiro é um mouse óptico que, com uma lente tirada de um celular, pode aumentar o tamanho das letras de um texto e ajudar deficientes visuais na leitura. O outro é um conjunto também voltado para deficientes visuais, no qual uma bengala e uma pulseira, que ganhou o vibracall de um celular, detectam obstáculos e avisam o usuário por meio da vibração. Por fim, uma cadeira de rodas elétrica, possibilita que deficientes se movimentem ao enviar comandos direcionais por meio de um joystick de videogame.



Por ser a prática educativa de maior destaque entre 364 projetos inscritos no concurso, o trabalho “Equilíbrio” rendeu para a Escola Estadual Tristão de Barros um prêmio especial – a implantação da infraestrutura e a doação de equipamentos de uma sala de aula interativa Samsung. O espaço totalmente renovado está sendo inaugurado na cerimônia de hoje com a presença dos alunos e de autoridade locais.



Segunda Elba Alves, diretora do colégio, a sala de aula interativa poderá ser usada por todos os alunos da instituição. “Estamos na sociedade da informação, em meio a novas tecnologias. Além disso, temos essa marca da inovação em nossa escola, instigamos nossos alunos, de forma permanente, para que eles tenham curiosidade e partam em busca de descobertas. Um laboratório com a estrutura da Samsung irá garantir ainda mais esse tipo de educação que queremos oferecer”, comemora.



O mentor do grupo vencedor foi o professor Ivanês Oliveira Alexandrino, que dá aulas de Física e desenvolve esse tipo de trabalho no “laboratório alternativo”, como Elba batiza a escola, pois não existe uma estrutura fixa para realização destas atividades. Os alunos coletam lixo eletrônico em diversos pontos da cidade e criam novos produtos aproveitando o que aprendem em sala de aula. A intenção é que eles montem e desmontem, aprendendo na prática como os eletrônicos funcionam.



“Tivemos a grata surpresa de conhecer a Escola Estadual Tristão de Barros e seu excepcional trabalho. Eles mereceram vencer o concurso. Para nós da Samsung é uma alegria imensa entregar essa sala de aula interativa para uma escola que se destaca, e para educadores, que fazem a diferença e promovem a aplicação prática das teorias, além de estimularem o engajamento social dos jovens”, declara Mario Laffitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung para América Latina.

 


Referência em Atendimento Educacional Especializado e de Qualidade

 

Desde sua fundação, em 1978, a Escola Estadual Tristão de Barros trabalha com educação especial. “Somos uma das primeiras a ter cuidado com essa inclusão na sala de aula e viramos referência em todo o estado”, conta a diretora, Elba Alves. Neste ano, a escola tem 686 alunos matriculados, dos quais 38 apresentam necessidades especiais.



O projeto “Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor”, vencedor do concurso “Respostas para o Amanhã” 2014 tem total conexão com o trabalho de inclusão social desenvolvido no colégio.



Somente a turma A da 3ª série do ensino médio da Tristão de Barros se inscreveu no concurso da Samsung, mas a escola toda esteve envolvida, apoiando e divulgando o projeto, assim como nos testes de campo. Os alunos contaram, por exemplo, com o apoio de um estudante universitário cego, que colaborou avaliando a bengala com sensor de obstáculos, e também de um colega da mesma turma, cadeirante, que foi uma espécie de consultor para o desenvolvimento da cadeira de rodas. “A conquista é da escola toda”, enfatiza Elba.


O aprendizado dos alunos na Tristão de Barros apresenta resultados muito positivos. Nove alunos participantes do concurso “Respostas para o Amanhã” foram aprovados no vestibular de universidades públicas em cursos de Ciências e Tecnologia. Em toda a escola, foram 41 aprovados em universidades públicas. “Esse resultado é muito expressivo para as condições que a gente tem. Isso se deve ao grupo, ao trabalho em equipe, que abraça as causas e realmente se compromete com a função social da escola”, reflete a diretora.




Respostas Para o Amanhã 2015

 

“O trabalho da escola Tristão uniu a questão ambiental, a tecnologia e a inclusão de deficientes, o que é realmente muito especial. Esperamos que, nas próximas edições do concurso, mais escolas se inspirem a criar projetos tão inovadores e revolucionários quanto esse”, diz Helvio Kanamaru, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung para América Latina.



A edição 2015 do concurso “Respostas Para o Amanhã” terá inscrições abertas ainda nesse mês de junho. Os interessados devem acessar o site www.samsung.com.br/respostasparaoamanha. Poderão se inscrever alunos do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil que tenham ideias inovadoras de como ajudar a solucionar algum problema de suas comunidades utilizando conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

 

 

Sobre a Samsung no Brasil
 


A Samsung Eletrônica da Amazônia tem dois complexos industriais, localizados em Manaus (AM) e em Campinas (SP). A Empresa conta atualmente com mais de 10 mil funcionários e está presente nos segmentos de smartphones, tablets, produtos de áudio e vídeo (TV, DVD, Blu-Ray, home theater, mini systems e smartcameras), eletrodomésticos, ar condicionado, monitores, notebooks e soluções de impressão. No Brasil desde 1986, a Empresa investe continuamente em Pesquisa e Desenvolvimento, bem como em modernas e eficientes estruturas de produção.



Como cidadã corporativa social e ambientalmente responsável, a Samsung trabalha para coprosperidade, ou seja, para gerar valor e proporcionar oportunidades para toda a sociedade. Com base na experiência Sul-coreana, a Empresa reconhece a importância do ensino de qualidade como gerador de desenvolvimento social. Por isso, tem a Educação como principal foco das atividades da área de Cidadania Corporativa no Brasil.



Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

 

A Samsung Electronics inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras, redefinindo os mundos das TVs, dos smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, câmeras, eletrodomésticos, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de rede e semicondutores e soluções LED. Também estamos liderando completamente o espaço da Internet das Coisas, com nossas iniciativas de Casa Inteligente e Saúde, entre outras. Empregamos 307 mil pessoas em 84 países com vendas anuais de US $196 bilhões. Para saber mais, visite o nosso site oficial http://www.samsung.com e nosso blog oficial global.samsungtomorrow.com.

S2 PublicomSamsungSustentabilidadeTecnologia