Testemunha do assassinato de Chico Mendes lança livro no RJ

Testemunha do assassinato de Chico Mendes escreve sua própria história

 

Lançamento terá bate-papo com o autor Genésio Ferreira da Silva, Zuenir Ventura e Marina Silva 

 

Tudo começou a partir da conversa de dois jornalistas – Elson Martins, do Acre, e Ricardo Carvalho, de São Paulo – sobre a necessidade de manter viva a memória de Chico Mendes. Em sua casa, em 2012, Edson contou a história de um manuscrito de mais de 350 páginas que ele recebera anos antes. O jornalista paulista arregalou os olhos com a narrativa e, juntos, decidiram levar adiante a ideia de publicar aquele material.

 

Para eles, o Brasil precisava conhecer a história do menino da floresta que, com 14 anos de idade e a coragem dos homens de bem, mandou para a cadeia, em 1989, os assassinos de Chico Mendes.

 

O tempo passou, o menino Genésio se perdeu e só foi resgatado em 2004, pelo jornalista Zuenir Ventura, no interior do Acre, doente, alquebrado e com uma joia debaixo do braço: o manuscrito que narra suas esperanças e seus desesperos em uma Amazônia que continua ameaçada pelo poder econômico, como nos tempos de Chico Mendes.

 

O manuscrito de Genésio Ferreira da Silva deu então origem ao livro Pássaro sem rumo – Uma Amazônia chamada Genésio, que será lançado pela Editora Instituto Vladimir Herzog como parte das realizações do IVH para relembrar os 40 anos da morte de Vlado.

 

Assina o texto de orelha Marina Silva, ex-candidata à Presidência da República, historiadora política, ambientalista e companheira de luta de Chico Mendes. Com ele, fundou a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Acre, em 1985.

 

Já o prefácio é de Zuenir Ventura, jornalista e escritor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Zuenir foi o responsável pelo resgate de Genésio quando, em 2004, foi enviado ao Acre pelo Jornal do Brasil para reportar a morte de Chico Mendes e encontrou o jovem então bastante debilitado.

 

Pássaro sem Rumo – Uma Amazônia Chamada Genésio, de Genésio Ferreira da Silva, será lançado amanhã, 27 de outubro, às 19h, no Rio de Janeiro. 

 

Serviço
 

Lançamento do livro Pássaro sem rumo – Uma Amazônia chamada Genésio
Data: 27 de outubro
Horário: 19h
Local: Blooks Livraria – Praia de Botafogo 316 – Rio de Janeiro

 

 

CDI ComunicaçãoCulturaInstituto Vladimir HerzogLiteratura