Alimentos que previnem a celulite

Nutricionista lista alguns alimentos que ajudam no combate a celulite e dá dicas do que é preciso para evitar essa inimiga das mulheres.

 

Celulite é uma imperfeição da pele que incomodae assombra demasiadamente muitas mulheres. Para combater esse pesadelo, o melhor método é uma dieta balanceada, pois, a má alimentação e estilo de vida são duas coisas que estão relacionadas com o desenvolvimento de celulites. Por isso, uma alimentação equilibrada, beber muita água, realizar atividades físicas e evitar o fumo é essencial.

 

A nutricionista Patrícia Cruz ressalta que não é preciso entrar em neura e participar de dietas rigorosas. “Diretamente não existem alimentos que causam a celulite. Porém, alguns alimentos sãocapazes de aumentar processos pró-inflamatórios, como por exemplo: os carboidratos simples (farinha branca, açúcar, doces, refrigerantes). Levando ao ganho de peso e consequentemente à inflamação”, afirma Patrícia.

 

A profissional explica também que existe uma dieta que combate a celulitee que se trata de uma alimentação que inclui alimentos fontes de antioxidantes com um conjunto vitamínico composto por Vitamina E, Vitamina C, zinco, selênio e ômega 3. “´É uma dieta que ajuda na prevenção de celulites, pois, todos eles são responsáveis por reduzir substâncias pró-inflamatórios que o excesso de gordura promove. Além desses, os cereais integrais, como arroz integral, aveia, granola, linhaça, entre outros, também são ótimos no combate a celulites”, conclui.

 

Conheça 6 alimentos que ajudam na prevenção das tão temidas celulites:

 

  • Algas: fonte de iodo, coadjuvante na regulação dos hormônios tireoidianos, evitando flutuações hormonais.
  • Aveia e Arroz Integral: tem baixo índice glicêmico e auxilia no trânsito intestinal, aumenta a saciedade, ajudando na redução de peso. Fonte de cromo, atua no metabolismo dos carboidratos. Isso inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.
  • Azeite de oliva extra virgem: fonte de gordura monoinsaturada, anti-inflamatória, vitamina E. Ele possui ação anti-inflamatória que combate os edemas acarretados pela celulite.
  • Castanha-do-pará: fonte de selênio, evita o envelhecimento celular.
  • Frutas Cítricas: fontes de vitamina C – potente antioxidante, anti inflamatória e reduz as lesões celulares causadas pelos radicais livres.Eliminando as toxinas e diminuindo o volume das células.
  • Maçã: rica em pectina auxilia no bom funcionamento intestinal, ajudando a neutralizar as toxinas do organismo. Além disso, a maçã forma um gel no estômago que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras.

 

Patrícia Cruz lembra que a obesidade não é condição necessária para a celulite se instalar, ela também pode acontecer em silhuetas emagrecidas.“Além de uma alimentação equilibrada, é preciso ter um estilo de vida saudável. Como prática de atividade física, evitar cigarros e bebida alcoólica. Reduzir o consumo de sal. Também é muito importante não se esquecer da ingestão de água ao longo do dia. Os cremes anticelulites quando prescritos por médicos e usados de forma correta tão são bem vindos na briga contra esse mal,” completa a nutricionista.

NutriçãoPatricia Cruz - nutricionistaQualidade de VidaVisão Estratégica