São Paulo ganha nova opção de Espaço Cultural

- Assinado pelo escritório São Paulo Arquitetura, Espaço Cultural Porto Seguro recebe até o dia 03/04 a exposição Grandes Mestres, com réplicas de obras de Leonardo, Michelangelo e Rafael -

A cidade de São Paulo ganhou mais uma opção de lazer, cultura e entretenimento. Projetado pelo escritório São Paulo Arquitetura (www.saopauloarquitetura.com), dos sócios Arq. Miguel Muralha e Arq. Yuri Vital, o Espaço Cultural Porto Seguro receberá exposições de diferentes expressões culturais, como Artes Plásticas, Fotografia. A primeira exposição, e que segue até o dia 03/04, é a Grandes Mestres, com réplicas de obras de Leonardo, Michelangelo e Rafael.

O novo Espaço Cultural Porto Seguro é um equipamento cultural localizado no centro de São Paulo, no encontro da Alameda Barão de Piracicaba com a Alameda Nothmann. O projeto arquitetônico consiste em um monólito puro, modelado em concreto aparente, com dobras que fogem do formalismo normal e conferem arranjos técnicos, tais como: divisão de espaços expositivos, orientação dos acessos, iluminação zenital e boa acústica devido à quebra do paralelismo.

 

O Programa do Espaço Cultural se divide em áreas de apoio (administração, curadoria, salas de aula e sanitários) e espaços expositivos. A diversidade da espacialidade dos espaços internos confere grande flexibilidade de uso, o que possibilita, assim, diversos arranjos de curadoria e escalas de exposições.

Além da arquitetura assimétrica de concreto, o projeto conta com uma praça pública que articula o Espaço Cultural com os outros equipamentos - restaurante e loja.

FICHA TÉCNICA:

Ano do Projeto: 2013

Conclusão da obra: 2016

Área: 3.800,00 m²

Cliente: Porto Seguro - Seguros

Local: Campos Elísios, São Paulo - SP

Escritório: São Paulo Arquitetura (www.saopauloarquitetura.com)

Autores: Miguel Muralha | Yuri Vital

Equipe: Alejandra Ferrera | Bruno Santucci | José Amorim | Roni Ebina 

Colaboradores: Bruna Shayenne | Eduardo Dugaich | Fabio Onuki | João Osniki | Leila Leão | Maria Damico |  Nara Diniz | Ricardo Cristoffani  |  Rodrigo Nakajima  

Construtora: Teixeira Duarte SA (www.teixeiraduarte.com.br)

Eng. Civil: Luiz Fernando Büll

Coordenador: Bruno Paisana

Estrutura de Concreto: JKMF Engenharia - Eng. Ângela Tozzo

Estrutura Metálica: Kurdjian Fruchtengarten Engenharia

Luminotécinica: Gustavo Lanfranchi


SOBRE O SÃO PAULO ARQUITETURA – www.saopauloarquitetura.com
O escritório São Paulo Arquitetura, fundado em 2012, é uma associação de dois escritórios de jovens e atuantes arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. Ambos - Miguel Muralha e Yuri Vital - possuem portfolio com diversos projetos em diferentes escalas e usos, resultando em uma troca de experiências e facilitando o enfrentamento para novos projetos.

O escritório destaca-se por abordar projetos nos mais variados programas, nas mais diversas tipologias arquitetônicas. Trabalhando em parceria com empresas de engenharia e consultoria, que confere uma visão ampla e multidisciplinar das questões envolvidas. Os escritórios receberam prêmios nacionais e internacionais, os mais relevantes são: New Practices 2011, EUA – The American Institute of Architects New York (Produção), Bienal Ibero Americana 2010, Colômbia – (Box House) e The Architectural Association of London (Adaptable Architecture Gallery on the Thames River, 2008, Inglaterra).

A participação em diversos eventos de relevância no cenário da Arquitetura é uma prática constante do escritório, tais como, Bienal Internacional de Arquitetura, premiações do Instituto de Arquitetos do Brasil, palestras em universidades e concursos públicos.

Agenda CulturaArquitetura e ConstruçãoCobogóSao Paulo Arquitetura