Sua empresa faz social media do jeito certo?

Sete passos para saber se sua empresa está fazendo social media do jeito certo

Olga Andrienko - Head de Social Media da SEMrush

Como as mídias sociais estão virando uma ferramenta crucial para desenvolvimento e crescimento de vendas, de vez em quando você pode se deparar com uma dúvida: “Como posso saber se a minha estratégia de mídias sociais está dando certo?”. Você não está sozinho, vejo os gerentes e profissionais de marketing quebrando cabeça com isso o tempo todo, afinal, hoje em dia existem tantas plataformas com pontos fortes e fracos tão diferentes e regras que não são intuitivas.

Para ajudar a esclarecer um pouco esse assunto preparei um checklist de auditoria para suas mídias sociais que vai te ajudar a analisar seus esforços, descobrir os pontos que estão atrapalhando o seu desempenho e resolver esses problemas.

Passo 1: Identifique em quais redes sociais você já tem presença

Um passo fácil para começar sua auditoria – faça uma lista de todas as contas nas mídias sociais que a sua empresa tem.

Procure o nome da sua marca no Google. As redes mais populares tem alta autoridade e vão aparecer na primeira página de resultados.

Passo 2: Avalie a utilidade de cada conta

Agora é hora de avaliar se existe alguma razão para manter presença em cada uma dessas redes. Comece perguntando-se porque criou cada uma das contas. Fez isso só para segurar o nome da marca ou para alcançar alguns objetivos? Outro jeito de avaliar a utilidade de rede social é de investigar se o seu público alvo usa essa rede ou não. Na maioria dos casos respondendo essas duas perguntas você vai conseguir facilmente identificar em quais redes você deve investir seu tempo e esforço.

Passo 3: Verifique se os seus perfis nas redes sociais são consistentes.

Seus perfis nas redes sociais devem ser consistentes para representar bem sua marca.

- Procure usar sempre o mesmo logo, de acordo com o seu brand-book

- Utilize uma descrição envolvente e atualizada, que inclua as palavras-chave mais relevantes sobre o que sua empresa faz

- Certifique-se que o link para o seu website está correto

Agora avalie a voz da sua marca, você deve mantê-la consistente em todas as redes.

Por fim, não duplique o conteúdo em todos os canais – se você posta o mesmo conteúdo em todos os locais o seu público não vai querer assinar as três contas.

Passo 4: Faça auditoria do público de cada rede social

Existem dois jeitos de avaliar isso o público correto em cada uma das suas redes:

- Via Audience Report de Google Analytics. Filtrando por demografia, gênero, região você pode verificar se o perfil de público que visita o seu site e gera conversão é o mesmo que você está visando nas redes sociais.

- Via Channels Report de Google Analytics (vá para Acquisitions, clique em “All Traffic” e em seguida em “Channels”) onde você pode escolher “Social” e ver quais canais sociais te trazem mais tráfego.

Passo 5: Analise suas atividades em cada uma das redes sociais

Esse é o passo crucial na sua auditoria de mídias sociais. Você precisa estabelecer se você está postando o conteúdo correto em cada rede social.

Particularmente, foque nos seguintes pontos:

- Qual conteúdo você está postando?

Para envolver o público das mídias sociais você precisa manter um balanço saudável entre posts próprios e compartilhados. Da experiência própria posso dizer que a divisão 50/50 entre conteúdo criado e compartilhado é a melhor solução para aumentar engajamento.

Qual é sua frequência de postagens?

Normalmente, não existe uma frequência ideal de postagens. O que funciona para um público pode não dar certo para o outro. Porém, geralmente você deve postar pelo menos oito a 10 vezes por dia no Twitter, duas a três vezes no Facebook, duas vezes por dia no LinkedIn e uma vez por dia no Instagram.

Passo 6: Analise o engajamento

Isso é muito importante para sua auditoria. Analisando o engajamento você consegue descobrir se os seus esforços estão trazendo frutos esperados.

Passo 7: Faça auditoria da sua competição

Por fim, compare seus esforços com o que os concorrentes estão fazendo. Você deve considerar pontos como: em quais redes sociais eles escolheram marcar presença, como se apresentam, qual público atraem, qual conteúdo postam, quando e com que frequência publicam algo, etc.

Com esse checklist você pode ganhar uma boa perspectiva sobre sua estratégia e os pontos que precisam de melhorias para garantir redes sociais com bom engajamento do seu público alvo.

 

Comunicação Digital (Internet)Comunicação e MídiaNR-7 ComunicaçãoSEMrush