Cloud pode ser para todos

 

Com pacotes acessíveis, sob medida e soluções simplificadas, pequenos negócios já podem ser destemidos e abraçar a nuvem

*Cristiano Mendes

Para pequenos negócios adotar soluções de computação em nuvem pode parecer um processo sofisticado e intimidador. Porém, essa mentalidade já pode ser deixada de lado, pois a nuvem é para todos.  Serviços de Cloud podem ajudar a acompanhar o crescimento do seu negócio oferecendo escalabilidade e flexibilidade com recursos adicionais, enquanto sua empresa continua a se expandir.

A computação em nuvem, com aplicações e informações armazenadas na Internet, oferece benefícios para pequenas empresas, tais como: flexibilidade para utilizar quantidades variáveis de banda larga dependendo das necessidades do seu negócio, pagando apenas pelo uso; recuperação de falhas e proteção para ajudá-lo a garantir a segurança das suas informações e de seus clientes; e, a capacidade de acessar seus dados em qualquer lugar com uma conexão de Internet disponível.

Para começar a desmistificar a nuvem, veja algumas dicas que micro e pequenos empresários podem levar em consideração quando começarem a pensar em adotar Cloud em seus negócios:

Não tenha medo, experimente!

Muitas vezes, uma das grandes preocupações de pequenos negócios é o orçamento. Adotar servidores em Cloud pode parecer uma decisão de alto custo, mas não precisa ser. Existem pacotes e planos com limites mensais e é importante entender muito bem as regras do provedor para ter clareza quanto ao valor máximo que você vai gastar com a nuvem por mês. Você pode optar por serviços de nuvem em que você paga pelo uso real, por exemplo. Conhecer as regras pode ajudar a controlar seu orçamento e operar seu negócio mais tranquilamente na nuvem.

Busque simplicidade

Claro que existem infraestruturas de nuvem muito complexas e que necessitam de uma equipe de TI para configurar e manusear frequentemente. No entanto, um pequeno negócio nem sempre precisa de tanta complexidade e existem muitas soluções simples e fáceis de usar, desenhadas especialmente para o pequeno empreendedor que pode querer colocar a própria mão na massa.

Com tantas plataformas disponíveis no mercado hoje em dia, você não precisa saber como integrar aplicativos ou montar suas configurações. Você pode utilizar soluções já integradas que ajudam a simplificar os processos e que funcionam de forma “arrasta e solta”, com explicações passo-a-passo, tornando tudo mais prático. Encontre uma plataforma com recursos que simplifiquem a nuvem para atender suas necessidades, juntamente com suporte ao cliente para te guiar ao longo do caminho.

Funciona, muitas empresas estão usando

Se mesmo depois de calcular seus gastos e pesquisar a fundo sobre uma solução simples de Cloud que funcione para o seu negócio você continuar em dúvida, lembre-se: a tecnologia de nuvem está funcionando, e como prova disso, hoje ela é altamente adotada por diversas companhias pelo mundo.

Agora é o momento de aprender mais sobre os serviços e aplicações em nuvem disponíveis no mercado e para ver o custo-benefício que podem trazer enquanto te ajuda a gerenciar e expandir seu negócio. Se notar que precisa de recursos adicionais, você pode aumentar seu pacote de Cloud, sem perder desempenho e clientes, ao mesmo tempo em que monitora seus gastos de perto. Com a tecnologia, suas informações são armazenadas em múltiplos servidores, muitas vezes em diversas locações, para ajudar a presença online do seu pequeno negócio ficar mais protegida e ajudar a garantir a eficiência e desempenho contínuos da sua pequena empresa online.

Além disso, o melhor benefício talvez seja a possibilidade de acessar os dados da sua companhia em qualquer lugar, o que te ajuda a ter contato mais próximo com seus clientes e seu negócio.

Cristiano Mendes, diretor de Business Development para América Latina da GoDaddy, maior plataforma de cloud dedicada a pequenos negócios e empreendimentos independentes

Sobre a GoDaddy

A GoDaddy administra a maior plataforma dedicada a micro e pequenas empresas e negócios independentes. Com mais de 14 milhões de clientes pelo mundo e mais de 63 milhões de domínios sob gestão, a GoDaddy é onde as pessoas encontram suas ideias de nomes de marca, constroem sites profissionais, atraem clientes e gerenciam seu negócio. A missão da empresa é dar as ferramentas e insights para seus clientes e a habilidade de transformar suas ideias e iniciativas pessoais em sucesso. Para saber mais, favor acessar: www.GoDaddy.com.

 

 

 

BRSAEmpresas PMEGoDaddyTecnologia