Alimentação saudável previne doenças e aumenta a imunidade

Escolha correta dos alimentos permite um bom funcionamento do organismo

 

A chegada das estações mais frias do ano pede cuidados redobrados com a saúde. As baixas temperaturas favorecem o aparecimento de doenças, principalmente as respiratórias, que podem ser prevenidas e amenizadas com uma nutrição balanceada. Uma alimentação saudável consiste no consumo de frutas, verduras e hortaliças, preferencialmente da época, pois, além de mais baratas, são mais ricas em vitaminas e minerais necessários para a manutenção do bom funcionamento do organismo. Evitar a ingestão de alimentos industrializados e ultraprocessados em grandes quantidades é outra forma de manter o equilíbrio.

Na avaliação da nutricionista Claudia Bastos de Oliveira, da Clínica Dr. Pop, de Curitiba, as escolhas corretas podem melhorar o funcionamento do organismo. “Prevenir doenças e melhorar a imunidade por meio de uma alimentação saudável são os principais propósitos da nutrição funcional, já que o nosso intestino é um dos grandes responsáveis pela resposta do sistema imune. Visamos o equilíbrio metabólico por meio do fornecimento de macro (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais), mas priorizamos também a manutenção de uma adequada saúde intestinal”, explica.

Segundo Claudia, existem alimentos “coringas” que reforçam a imunidade do organismo, como, por exemplo, os ricos em vitamina C (laranja, morango mamão, acerola, kiwi, manga), vitamina A (cenoura, batata doce, manga, espinafre, beterraba) e polifenóis (uvas, maçã, amora, jabuticaba, alho, cebola, castanhas, nozes, gengibre, canela, açafrão, suco de uva integral, vinho tinto seco, chocolate amargo, entre outros). “As frutas são fontes naturais de vitaminas, minerais e fibras que podem ajudar na melhoria e na manutenção do sistema imunológico. Por isso, o consumo variado diariamente é fundamental”, avalia a nutricionista.

Cuidado com o peso – No outono e no inverno, as pessoas tendem a optar por alimentos mais calóricos para aquecer o organismo. Entretanto, isso não é empecilho para descuidar da alimentação saudável. De acordo com Claudia, o inverno pode se tornar um aliado no emagrecimento. “Nesta época do ano o corpo precisar de mais energia para se manter aquecido. Como consequência, ele pede uma maior quantidade de calorias, devido a um aumento na taxa metabólica. Se você opta por alimentos semiprontos devido à praticidade, há a possibilidade de você consumir um alto teor de gorduras e açúcares, além da quantidade de aditivos químicos. Já a forma natural dos alimentos permite uma variedade de combinações e preparações que ajudam a manter ou até mesmo perder peso durante a estação”, diz.

Dia da Saúde e da Nutrição – Nesta sexta-feira (31), comemora-se o Dia da Saúde e da Nutrição. Para marcar a data, a Clínica Dr. Pop oferecerá exames gratuitos de glicemia, aferição de pressão e cálculo de índice de massa corporal (IMC) para a população. A ação acontece das 12h às 20h, no Shopping Bairro Alto (Rua José de Oliveira Franco, 867 - Bairro Alto). 

Dr PopLiteral LinkSaúdeSaúde Pública