Enfermeiros têm papel fundamental no tratamento do câncer
Clique na imagem para fazer o Download...
 
Alta | Web
 Especialista fala sobre a necessidade de profissionais especialistas na área

Com a estimativa de 600 mil novos casos de câncer no Brasil até o final de 2017, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), aumenta também a demanda de profissionais especializados na área. Além de médicos, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas, os profissionais de Enfermagem precisam estar atentos às necessidades do mercado de trabalho e às oportunidades que podem surgir no combate e tratamento da doença.

De acordo com a enfermeira e professora do curso de pós-graduação em Enfermagem em Oncologia da Unime Itabuna, Pabline Prado, para atuar na área, é preciso entender além das questões patológicas da doença. “Para atuar em Oncologia, o enfermeiro precisa considerar a complexidade da temática nos seus aspectos biológicos, psicossociais, espirituais, além das competências necessárias e das práticas assistenciais e administrativas”, afirma.

Outra característica destacada pela especialista é o entendimento da problemática epidemiológica do câncer no mundo e, especialmente, no Brasil, com ênfase nas diferenças regionais. “Observando esse contexto, o enfermeiro especialista em Oncologia poderá reconhecer o papel e a importância do profissional no rastreamento, detecção precoce e prevenção das doenças neoplásicas, para que possa desenvolver habilidades visando o cuidado nos diferentes estágios clínicos do câncer”, completa Pabline.

Dentre as disciplinas oferecidas pelo curso de pós-graduação em Enfermagem em Oncologia da Unime Itabuna, estão as relacionadas ao atendimento de enfermaria cirúrgica, clínica e em unidades de transplante de células tronco; as bases do tratamento do câncer; estudos sobre a Política Nacional de Atenção Oncológica, dentre outras matérias que tratam da visão ampla acerca do problema no mundo.

Com inscrições abertas até 28 de abril, o curso é oferecido na modalidade presencial, ideal para o profissional que pretende aumentar o network e a interação com professores e colegas da área, bem como a rotina e as vivências da sala de aula. Os encontros são realizados quinzenalmente nas sextas e sábados, na instituição, localizada na avenida José Soares Pinheiro, 1191, Lomanto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 2102-3040 ou pelo portal www.portalpos.com.br.


 
KrotonS2PublicomSaúdeSaúde Pública