Super Simples pode ter vantagens e desvantagens

A adesão de micros e pequenos empresários ao sistema de simplificação tributária Super Simples pode ser vantajoso para boa parte dos setores que foram incluídos nas novas regras, que passarão a valer a partir de 2015. Mas é preciso olhar com cuidado se as novas regras são vantajosas de fato para todos os empreendedores. 

 

O especialista em gestão de micro, pequenas e médias empresas Gabriel Gaspar, que também é CEO e cofundador da plataforma de gerenciamento financeiro para PMEs Nibo, pode detalhar mais sobre as alterações, as vantagens e os possíveis cuidados que pequenos empresários devem ter ao aderir ao sistema.


A alteração nas regras do Super Simples passará a contemplar mais de 140 atividades e a expectativa é que mais de 450 mil empreendimentos entrem no sistema. Entre as atividades que passam a ser atendidas pelas alterações estão medicina, veterinária, odontologia, psicologia, fonoaudiologia, auditoria, jornalismo, publicidade, arquitetura, representação comercial, dentre outras novas atividades. 


Essas atividades, porém, estarão sujeitas à alíquota de 16,93% a 22,45%, classificadas no anexo 6 da tabela de alíquotas, que a depender do profissional e do setor atendido, pode ser considerada pesada.  É preciso que os empreendedores avaliem se vale ser tributado pela alíquota do Simples ou arcando pelo custos de impostos como ISS por fora do sistema simplificado.


Gaspar está disponível para tirar essas dúvidas e para abordar também a questão da redução da burocracia para os empreendedores que buscam aumento de produtividade ao aderirem ao sistema simplificado de tributação.
 

Sobre o Nibo

 

Fundado em 2012, o Nibo possui sede no Rio de Janeiro e tem como objetivo ajudar pequenas e médias empresas a organizarem suas finanças, de forma simples e intuitiva. Por meio de uma plataforma que pode ser acessada de qualquer lugar, a empresa permite que os profissionais possam gerenciar todas as rotinas de gestão financeira, como compromissos, pagamentos, recebimentos, contatos de clientes, propostas, contratos, notas fiscais e fluxo de caixa.

 
Administração E GestãoEmpresas PMENiboNR - 7 Comunicação