Melhores fisiculturistas do mundo desembarcam em Brasília

 

Foto: Divulgação

 

Os maiores atletas de fisiculturismo do mundo começaram a desembarcar em Brasília desde o começo da semana. Alguns deles estiveram presentes no lançamento do 68º Campeonato Mundial Masculino Amador de Fisiculturismo Sênior – conhecido também como Mr. Universo IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo, na sigla em inglês), nesta terça-feira (11/11), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal. São esperados cerca de 400 atletas de 60 países para o maior evento da modalidade, entre os dias 14 e 15 de novembro.



“Esse campeonato é muito representativo não só para a cidade de Brasília, mas para o Brasil, um país que tem um grande número de frequentadores, praticantes e interessados pelo fisiculturismo e o Ministério do Esporte não poderia ficar de fora desta proposta”, disse Ricardo Avellar, diretor de Esporte de Alto Rendimento, representando o Ministério do Esporte. Os secretários de Esporte e de Turismo do Distrito Federal, Célio René e Luís Otávio Neves, respectivamente, também participaram da apresentação.



O evento começará com a pesagem dos atletas, nesta quinta-feira (13). As prévias serão na sexta e no sábado (14 e 15), a final. Em paralelo, haverá o Congresso Anual Internacional IFBB, onde se reúnem todos os presidentes das federações nacionais para decidir as mudanças de regras para os próximos anos, especialmente as que serão aplicadas a partir de janeiro de 2015.



“Os melhores atletas do mundo, de altíssimo nível, estarão aqui. Vários competidores se tornaram famosos, projetaram-se para outras áreas e tiveram sucesso depois deste evento”, explicou o presidente da Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness, Maurício Arruda, referindo-se a celebridades do mundo fitness, como o ator Arnold Schwarzenegger e o Lou Ferrigno (ator protagonista do filme Hulk).



Ápice dos atletas


A IFBB organiza anualmente quatro campeonatos mundiais, separados por categorias. A masculino sênior é considerada pela federação internacional a mais importante. “É o principal evento do ano para o fisiculturismo mundial, pois representa o pico de performance dos  atletas”, disse Rafael Santoja, presidente da IFBB.



Santoja explicou ainda que a IFBB está alinhada com todas as regras dos esportes internacionais e vem coletando amostras dos atletas para testes antidopagem, tanto durante os treinos, como logo após os campeonatos. “O fisiculturismo é um esporte saudável e um estilo de vida antienvelhecimento. Músculo definição e harmonia são o segredo do fisiculturismo”, afirmou.



Em quase 70 anos de existência da modalidade, é a segunda vez que o evento acontece na América do Sul. A primeira foi em 2011, na cidade de Guayaquil, no Equador. O Mundial já foi sediado por 68 países, incluindo Myanmar (antiga Birmânia), Índia e ilhas distantes como Jeju (pertencente à Coreia do Sul). O evento em Brasília será transmitido por 600 canais de televisão de todo o mundo.


Fazem parte do Mundial Sênior 10 categorias de peso:



Flyweight Up to & Incl. (60 kg)
Bantam weight Up to & Incl. (65 kg)
Light weight Up to & Incl. (70 kg)
Welter weight Up to & Incl. (75 kg)
Light-Middle weight Up to & Incl. (80 kg)
Middle weight Up to & Incl. (85 kg)
Light-Heavy weight Up to & Incl. (90 kg)
Light-Heavy weight Up to & Incl. (95 kg)
Heavy weight Up to & Incl. (100 kg)
Super-Heavy weight Over (100 kg)

 
Mais informações:
68º Campeonato Mundial Sênior de Musculação

Pesagem dos Atletas: 13 de novembro de 2014 – a partir de 17h
Prévias: 14 de novembro – 10h
Final: 15 de novembro – a partir de 15h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Endereço: SDC, Ala Sul, 1º andar

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 
EsportesEsportes OlímpicosFSB ComunicaçõesMinisterio Do Esporte