Dicas de como economizar no Dia Mundial da Água

 

 

 

 

O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março e com a escassez desse recurso natural a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional) traz dicas práticas para evitar o desperdício 
 

Após semanas de muito calor, a chuva voltou a cair em várias regiões do País. No entanto, o volume pluvial não foi suficiente para aliviar a situação dos reservatórios,como o do Sistema Cantareira, em São Paulo, com nível estável de água armazenado. 


Mudanças simples nos processos de limpeza com a utilização de produtos, equipamentos e acessórios que reduzem ou eliminam o uso da água são as soluções que a Abralimp, associação que reúne o mercado de limpeza profissional, recomenda para quem quer comemorar o Dia Mundial da Água de forma sustentável.


A entidade, que reúne empresas prestadoras de serviços especializados; fabricantes e distribuidores de máquinas, equipamentos, produtos químicos e descartáveis, entre outros, mostra que os conceitos da limpeza profissional podem ser aplicados no dia a dia das pessoas diante da preocupante crise hídrica.

 


Entre os recursos, um bom exemplo é a técnica de “Limpeza a Vapor”, que auxilia na economia de água, energia e garante maior eficiência à limpeza de ambientes internos. As limpadoras a vapor funcionam apenas com o poder da água quente e da pressão do vapor. Possuem a vantagem de remover óleo, gorduras e também higienizar as superfícies por conta da alta temperatura operacional (120° - 145°C). Todas as bactérias domésticas comuns podem ser mortas na própria superfície do piso, sem a utilização de qualquer agente químico.


Tal técnica é indicada para limpeza e higienização de banheiros, cozinhas (azulejos, pia), pisos em geral, cortinas e tapetes. O uso da limpadora a vapor tem baixo consumo de água e um consumo energético médio abaixo de R$ 0,70 centavos por hora, afirmam os especialistas da Abralimp.


Outros equipamentos de uso profissional  podem ajudar na redução do consumo de água nas tarefas de limpeza e higienização doméstica. Os panos coloridos de microfibra, diferente dos panos de algodão convencionais que absorvem mais água e sujidade em 200%, podem ser usados para diferentes ambientes, facilitando a manutenção. Mops úmido e seco para piso frio evitam ter que jogar água no chão; e o limpador para paredes e revestimentos, como na cozinha e lavanderia, pode substituir a antiga lavagem do ambiente. O borrifador também é um acessório pouco lembrado mas que faz muita diferença no processo de limpeza.


A Abralimp disponibiliza todas as informações sobre a limpeza profissional no Manual de Processos: Gerenciamento de Limpeza e Higiene em Ambientes Internos e Externos, que pode ser visualizado gratuitamente pelo portal www.abralimp.org.br. A associação também realiza cursos que visam capacitar a mão de obra para o mercado de limpeza profissional na Uniabralimp. A grade e as inscrições estão disponíveis no www.uniabralimp.com.br.


E quem quiser conhecer todas as soluções e inovações da limpeza profissional, não pode perder a 24ª edição da Higiexpo, a maior feira do setor da América Latina, que acontece de 4 a 6 de agosto, no Expo Center Norte. As inscrições online já estão abertas gratuitamente pelo www.higiexpo.com.br.

 
Clique na imagem para fazer o Download...

Alta | Web


 

 

 

 

AbralimpADS ComunicaçãoMeio AmbienteSustentabilidade