Exposição de fotos “Grã-Colômbia” em Ribeirão Preto

Exposição fotográfica inaugura espaço cultural no centro de compras 


Após percorrer mais de 9.300 quilômetros, a Expedições Acauã: Grã-Colômbia estaciona no Novo Shopping a partir desta quinta-feira (26), no Espaço Novo Shopping, novíssimo local de cultura e entretenimento do centro de compras.


Cerca de 80 fotos estarão expostas e vão narrar a viagem de seis aventureiros pelo Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, além de um dos carros, utilizado durante o percurso, que também estará na exposição. Nas imagens estão retratados os curiosos trajetos percorridos, monumentos turísticos, a diversidade cultural e a economia e política dos países.


"O objetivo da expedição é explorar e retratar os percursos pouco conhecidos pelos turistas. Nesta 10a edição da viagem, visitamos especialmente a Venezuela, que atualmente vive uma grande crise causada pela ditadura", comenta o jornalista Ricardo Carvalho, integrante da expedição.


Outro ponto ilustrado pelos viajantes é a referência, quase unânime, de Símon Bolivar nas cidades visitadas. Em 1819, o revolucionário sul-americano libertou e unificou as quatro nações e as nomeou como Grã-Colômbia, título desta expedição. Por isso, algumas fotos retratam, por exemplo, a cidade de Guayaquil, onde Bolivar e San Martin, general sul-americano, assinaram um tratado para garantir o futuro da América Espanhola.


"Este espaço foi especialmente criado para abrigar grandes manifestações culturais, e para o Novo Shopping é muito importante inaugurá-lo com uma exposição tão representativa para a nossa região, nosso continente. Esperamos que o cliente/visitante descubra mais sobre a história e se encante com a bela série de fotos que enriquecem a imaginação e nutrem a sede por cultura", comenta Márcio Almeida, gerente de marketing do centro de compras.

 

10a Edição


A Expedições Acauã: Grã- Colômbia teve início em 5 de fevereiro deste ano, e durante 17 dias os viajantes, entre jornalistas e publicitários, percorreram mais de 9.300 quilômetros. 


A viagem teve como “marco” de partida a cidade de Chiclayo, no Peru, último lugar visitado pela expedição em 2014; em seguida o trajeto contemplou o Equador, principalmente a cidade de Guayaquil e a capital Quito, onde os visitantes encontraram um local limpo, sem trânsito e com o centro histórico preservado com imponentes igrejas e casarões.


Depois, visitaram a Colômbia, passando por Cáli, Bogotá e Medellín, que possui o Parque de las Esculturas, com 23 obras do artista Fernando Botero e o cemitério de Montesacro, no qual está enterrado o corpo do famoso traficante de drogas Pablo Escobar.


Na sequência, o grupo percorreu toda a Venezuela, e em Ciudad Guayana vivenciaram, juntos com os moradores, a  crise política e econômica do país.


Com o fim do roteiro, a Expedições Acauã já visitou todos os países da América do Sul.

 

Serviço:


Expedições Acauã: Grã-Colômbia


Data: 26/03 a 12/04


Local: Espaço Novo Shopping - corredor de acesso à Portaria 4 A


Endereço: Avenida Presidente Kennedy, n.º 1.500


Entrada: Gratuita


Telefone: (16) 3603-2400


Site: www.novoshopping.com.br

CulturaFonteFotografiaNovo Shopping