10 truques para decorar banheiros pequenos sem gastar muito

Em tempos de crise, a expressão ‘decorar mais por menos’ nunca esteve tão em voga, afinal, atire a primeira pedra quem não deixou a reforma ou aquela repaginada de lado nos últimos meses devido ao custo total do projeto – que, na ponta do lápis, não ia sair nada barato?

 

Pensando nisso, o Montacasa, maior shopping de decor e gourmet do Brasil, separou 10 dicas para decorar banheiros de uma forma simples e sem pesar no orçamento. Resolvemos unir o útil ao agradável: dar todo o espaço para os banheiros e fazer deles os grandes protagonistas da decoração de casa – tudo isso fazendo com que você se utilize de pequenos truques para deixar tudo lindo, sem causar um rombo no orçamento.

 

Logicamente, não é necessário colocar todas as ideias em prática, mas temos certeza que você vai se encantar com uma ideia ou outra. Confira!

 

  1. Espelho, espelho meu!

 

Se há um objeto que pode ser um curinga da decoração, este item é o espelho. Usado muitas vezes em quartos e salas para dar um charme a mais no espaço, ele é um grande curinga para dar aquela sensação de que o banheiro é maior do que é de fato. No entanto, claro, assim como todo truque, ele precisa ser usado como sabedoria, mas a arquiteta Ana Vilas Boas, tem uma dica preciosa. “O uso de espelhos amplos e com diferentes formatos também pode modernizar o seu banheiro”, conta a profissional.

 

Então, capriche na moldura e, se o espaço permitir, vale até colocar um espelho maior – aqueles que você vê o corpo inteiro. Você vai ver a diferença na hora!

 

 

  1. Iluminação

Outro truque simples e que faz toda a diferença: a iluminação. No banheiro, em especial, não deixe de usar luzes direcionadas, no entanto, em paralelo, vale investir em spots ou mesmo luminárias com luzes mais intimistas para trazer charme e conforto ao espaço.  

 

 

  1. Uso de plantas para decorar banheiros

 

Alguns podem até torcer o nariz para a ideia, mas colocar uma plantinha ou outra no banheiro faz toda a diferença na decoração - e custa bem pouco. Você pode colocar vasinhos pequenos, coloridos, ou, então, investir em um único vaso grande. A única regra é: use o bom senso para que o ambiente fique harmonioso com a presença delas.  

 

  1. Uso de quadros

 

Pendurar quadros no banheiro é uma tendência que tem se tornado cada vez mais popular - e fica uma graça. Seja o banheiro mais colorido ou com estilo mais clássico, os quadros podem seguir a mesma linha e proporcionar um diferencial à decoração do banheiro. Só uma dica: prefira usar quadros emoldurados e que tenham algum tipo de película para proteger a ilustração ou foto, afinal, a umidade natural do banheiro pode danificar as peças a longo prazo.

 

 

  1. Mobiliários

O uso de mobiliários funcionais é importante em qualquer espaço, sobretudo em ambientes pequenos. Porém, o banheiro requer uma atenção especial justamente pelo tamanho – normalmente em residências pequenas, este espaço é menor ainda – e pela umidade. Então, optar por armários de qualidade e bem projetados é essencial para evitar dores de cabeça.

 

“Um bom projeto de marcenaria pode facilitar a organização de qualquer ambiente, sem deixá-lo com o aspecto demasiado”, conta a arquiteta Ana Vilas Boas.

 

 

  1. Prateleiras

 

Paralelo aos mobiliários, as prateleiras também são um ótimo truque para decorar banheiros pequenos e deixá-los graciosos. Aqui, não estamos falando de prateleiras enormes, mas sim de pequenos nichos que te ajudam a organizar tudo.

 

 

  1. Invista no design!

 

Para quem gosta de espaços com design, decorar o banheiro pensando nestes detalhes também é uma grande e linda saída. Como proceder? Pesquise e use o bom senso para elencar o que cabe ou não na sua realidade. Cubas modernas? Um box diferente? Torneira criativas? Enfim, opções é o que não faltam!

 

 

  1. Uso de cestos

 

Para quem gosta de uma decoração de banheiro mais handmade, vale apostar nos cestos e caixas feitos em fibras. Além de muito resistentes à umidade, estas peças dão um toque rústico que combina bem com este espaço.  

 

 

  1. Acessórios em geral

Velas aromáticas, pequenos objetos decorativos e vasos também podem trazer personalidade à decoração de banheiro sem que você gaste muito. Esta, inclusive, é uma das dicas mais fáceis de colocar em prática – por vezes, você pode ‘roubar’ aquele objeto de decoração da sala e colocar no banheiro sem nenhuma cerimônia.

 

  1. Troca de revestimentos

Por fim, mas não menos importante, a troca de revestimentos. Claro, tal ação necessita de um orçamento e tempo maior, mas o resultado, segundo a arquiteta Ana Vilas Boas, faz a intervenção valer a pena. “Se você está reformando uma casa ou apartamento antigo, é pelo banheiro que a reforma deve começar, já que uma reforma hidráulica certamente será necessária. No caso de casas ou apartamentos novos, os banheiros também têm sua importância. Por serem espaços muito funcionais, devem ter seus revestimentos bem escolhidos [...]. Uma simples troca dos revestimentos pode dar uma cara totalmente nova ao seu banheiro”, conta.

 

 

 

DecoraçãoDesignMGA PressMontacasa